DESTAQUESAÚDE

Banco de Leite Humano – Um Gesto de Amor

O Brasil é referência mundial em aleitamento materno

Entre 2009 e 2016, mais de 1,8 milhão de recém-nascidos foram beneficiados com a coleta e distribuição de leite no Brasil.

QUEM PODE SER UMA DOADORA?
Toda mãe saudável e com produção excedente de leite pode ser doadora de leite.

COMO DOAR?
Para doar basta comparecer ao Banco de Leite ou se preferir ligar para o serviço (3420-6237) e uma funcionária irá até a residência da doadora para a entrega de vidros e EPI’s, fazer o seu cadastro, orientar quanto aos cuidados para a extração e armazenamento do leite doado, e é a própria equipe que irá buscar o leite doado em sua residência.

COMO PREPARAR O FRASCO DA COLETA?
Caso a doadora tenha vidros com tampa plástica rosqueável em casa, lavar com detergente neutro e enxaguar até retirar todo o resíduo de sabão, colocar em uma panela cobrir com água potável e colocar para ferver. Quanto a água levantar fervura, marcar 15 minutos, desligar o fogo e colocar o vidro para escorrer em um pano limpo e seco.

COMO SE PREPARA A RETIRADA DO LEITE?
Para realizar a extração de leite, a doadora deverá lavar as mãos até os cotovelos com água e sabão, lavas as mamas somente com água, utilizar uma proteção para os cabelos e vias aéreas – touca e máscara (pode ser utilizado também a própria fralda de tecido do bebê e lenço para prender os cabelos. Realizar massagem circular nas mamas para facilitar a saída do leite, desprezar os primeiros jatos e armazenar no vidro esterilizado.

TENHO QUE IR NO BANCO DE LEITE OU POSSO FAZER
EM CASA?
O Banco de Leite é um serviço especializado em aleitamento materno e atende toda a demanda que necessite de auxílio em aleitamento materno ou queira ser doadora de leite. Para a assistência, a mãe precisa se deslocar até o Banco de Leite, para doação somente se preferir ou se estiver tendo dificuldade para realizar a extração do leite em sua residência.

No ano passado, 165 mil bebês prematuros, que nasceram com menos de 2,5 quilos, foram beneficiados pelas doações de leite. Ao todo, 182 mil litros foram coletados nos 199 postos de coleta espalhados pelo País.

COMO ARMAZENAR?
Todo o leite retirado para a doação deverá ser armazenado imediatamente após a extração num congelador ou freezer, sempre tendo o cuidado de identificar o frasco com o nome, sobrenome e a data que o leite foi extraído.

O BANCO DE LEITE EM VITÓRIA DA CONQUISTA:
O Banco de leite do Hospital Municipal Esaú Matos foi fundado em Setembro de 2004 pelo Ministério da Saúde em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, fazendo parte da política de incentivo ao aleitamento no Brasil. O Banco de Leite Humano tem o papel de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, além de captar doadoras com produção excedente de leite.

TEMOS ESTOQUE?
O Banco de Leite trabalha com um estoque de leite já liberado para consumo para oferecer aos bebês internados na UTI Neonatal da própria instituição, nos períodos sazonais onde já é esperado em alguns meses do ano uma redução do volume de leite doado, garantindo desta forma, leite materno pasteurizado durante todo o ano para os bebês internados no bloco da UTI neonatal.

QUAL A DEMANDA?
Todo o leite recebido por doação, é destinado aos bebês em estado grave com risco de morte, que estão internados na UTI neonatal do Hospital Municipal Esaú Matos.

QUAL O PERFIL DAS DOADORAS?
Cerca de 79% das doadoras de leite que doaram neste ano de 2017, foram mães que utilizaram o serviço da maternidade do Hospital Municipal Esaú Matos.

A QUANTO TEMPO ESSE SERVIÇO FUNCIONA?
Em setembro deste ano, o serviço completará 13 anos de atividade, auxiliando gestantes, puérperas e lactentes com dúvidas, dificuldades ou que queiram doar leite.

Neste ano, até o mês de junho, o Banco de leite já coletou 576litros de leite, destes 456 litros já foram distribuídos para 292 bebês internados na UTI, doados por 557 mães.

Adriana Vasconcelos Oliveira – Enfermeira Coordenadora do Banco de Leite

ENDEREÇO, CONTATO E INFORMAÇÕES:
O Banco de Leite Humano faz parte do Hospital Municipal Esaú Matos e está localizado na Av: Macaúbas nº 100 Bairro Kadija.
TEL: (77) 3420-6237

O Banco de Leite recebe desde 2013 (quando criado) o Certificação Padrão Ouro por excelência em Bancos de leite do Programa Iberoamericano de Bancos de Leite do Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo