DESTAQUE

CAMPANHA DE VACINAÇÃO ARBITRÁRIA

A campanha já começou na zona rural e, no dia 28, será a vez da zona urbana.

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Saúde, deu início à Campanha de Vacinação Antirrábica 2018. A ação vai até o dia 7 de agosto e tem como meta vacinar, pelo menos, 80% da população de cães e gatos do município que, atualmente, corresponde a 63.330 animais, sendo 51.910 cães e 11.420 gatos.

Segundo o médico veterinário do setor de zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Luis Cláudio Moura, a vacina contra raiva é gratuita, aplicada em dose única, uma vez por ano em cães e gatos e os protege, bem como a toda população, contra o vírus da raiva. “A vacina é a única maneira de prevenir a doença, que pode ser transmitida aos seres humanos por animais suscetíveis ao vírus, sendo considerada em 100% dos casos fatal”, afirmou.

O veterinário alerta que, embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não isenta a população de levar os animais para vacinação anual. “É a melhor forma de garantir a manutenção do controle da raiva nas populações de cães e gatos e, por consequência, para a população humana”. Ele ressaltou, também, que “a adesão da população a Vacinação contra Raiva tem mantido o município livre desta doença”.

Campanha na Zona Rural – Na zona rural, a equipe conta com 3 equipes volantes que estão em ação conforme calendário preestabelecido, com data definida para cada localidade. A expectativa é visitar mais de 240 localidades da zona Rural, até o fim da campanha.

Campanha na Zona Urbana – No dia 28 de julho será realizado o Dia “D” de vacinação na zona urbana. A Prefeitura disponibilizará pontos de vacinação em escolas, praças e Associações de Moradores em diversos bairros da cidade. Neste dia, as unidades de saúde também vão ofertar a vacina das 8h às 17h. Os animais só serão vacinados a partir dos três meses de idade.

Para aqueles que não conseguirem levar os animais para o Dia “D” na zona urbana, a vacina estará disponível na Policlínica de Atenção Básica Dr. Ademário Silva Santos após o fim da campanha. A Policlínica fica localizada na Av. Frei Benjamim, S/N, Bairro Brasil e atende o público de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo