DESTAQUE

São Paulo: Temporal provoca alagamentos e deixa Marginal Tietê intransitável em vários trechos

Marginal Tietê ficou completamente intransitável em ao menos um ponto neste sábado (1º)Divulgação/Defesa Civil de SP – 1º.02.2025

As fortes chuvas que atingiram a cidade de São Paulo na madrugada deste sábado (1º) provocaram alagamentos severos, tornando a Marginal Tietê, uma das principais vias expressas da capital, intransitável em pelo menos oito trechos. O ponto mais crítico está na altura da Ponte das Bandeiras, em Santana, na zona norte, onde todas as pistas — central, expressa e local — ficaram completamente cobertas pela água.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, o alagamento na pista central e na expressa teve início por volta das 3h20, enquanto a pista local foi tomada pela água às 4h. Além desse trecho, há bloqueios na Ponte da Casa Verde, tanto na pista central quanto na local, e em outros pontos críticos da via: na pista local sobre a Ponte do Piqueri, na local sob a Ponte Atílio Fontana e na pista central na altura da Ponte Freguesia do Ó, todos na região da Lapa, zona oeste.

O impacto das chuvas não se restringiu à Marginal Tietê. No total, São Paulo registra 19 pontos de alagamento, deixando diversas ruas e avenidas intransitáveis. Em algumas regiões, a força da enxurrada arrastou veículos, que ficaram submersos, e dificultou a passagem de pedestres.

Além dos transtornos no trânsito, o Corpo de Bombeiros recebeu 155 chamados para ocorrências relacionadas a enchentes entre a meia-noite e as 7h da manhã. Também foram registradas 33 chamadas para quedas de árvores e 18 solicitações para atendimentos relacionados a desabamentos e desmoronamentos. Apesar dos estragos, até o momento, não há informações sobre vítimas.

A Defesa Civil e os órgãos municipais seguem monitorando a situação e alertam motoristas e pedestres para evitarem áreas alagadas, reduzindo o risco de acidentes. Diante da previsão de mais chuvas ao longo do dia, as autoridades recomendam que a população fique atenta aos canais oficiais para atualizações sobre as condições do trânsito e os riscos de novos alagamentos.

Carros ficaram submersos na marginal Tietê com os alagamentos deste sábadoDivulgação/Defesa Civil SP – 1º.02.2025

Devido às chuvas, o Corpo de Bombeiros registrou 155 chamadas para enchentes, 33 para quedas de árvores e 18 para desabamentos e desmoronamentos entre meia-noite e 7h deste sábado. Não há informações sobre vítimas.

Fonte: R7

Botão Voltar ao topo