CURIOSIDADESDESTAQUEDINHEIRONegóciosVitória da Conquista

As vantagens de comprar imóveis em Vitória da Conquista meio a crise financeira

Pode ser mais interessante investir em imóveis durante a crise.

Imagem: Freepik

No início de 2020, quando anunciada a pandemia do Coronavírus, uma crise de saúde ameaçava a economia de todo o planeta. O mercado imobiliário, então mudou de opinião, deixando o cenário otimista de lado e previu um período de crise, no qual menos imóveis em Vitória da Conquista seriam vendidos.

Até porque o mundo todo estava vivenciando um mau momento e esperava por melhoras para pensar em investir, seja em imóveis ou qualquer outro produto/serviço. Era um momento de cautela e não de grandes investimentos.

Conforme os meses foram passando, surpreendendo as expectativas (que eram baixas devido à crise), o setor imobiliário viveu um bom momento tanto no primeiro semestre como agora, próximo ao final do ano. As vendas aumentaram, chegando a bater os índices do ano anterior.

Isso reflete que comprar um imóvel durante a crise pode ser interessante, mesmo que o cenário aponte para ter calma e esperar. Se você tem dúvidas quanto a isso, veja as vantagens de arriscar e aproveitar o momento para realizar o sonho da casa própria.

Preços mais baixos

Como a previsão é pessimista, a tendência é que os preços estejam mais baixos, o que torna mais fácil comprar apartamento em Vitória da Conquista. Proprietários e as próprias imobiliárias sabem que não é interessante manter o imóvel parado, sem ninguém morando. Se o cenário político econômico não está tão interessante, a melhor alternativa é baixar os preços.

Assim, garantem que alguém pode se interessar e aquela casa não fica parada, até que a crise passe. Para o comprador, os preços vão estar bastante atraentes, mais baixos do que nos bons momentos da economia.

Então, pode ser a chance de investir em um imóvel um pouco melhor do que aquele que estava planejando anteriormente, pagamento menos ou investimento em um imóvel maior aplicando o mesmo valor de uma casa ou apartamento menor.

Financiamento facilitado

Quando o pior da crise passa, a tendência é que a taxa Selic caia, o que significa que os bancos estão mais abertos a oferecer melhores condições de financiamento – e fornecem o crédito para mais pessoas. Afinal, a Selic é quem determina como os bancos devem agir.

O processo se torna mais rápido e com taxas de juros mais atraentes, a compra do imóvel passa a ser melhor do que viver de aluguel. O ideal é acompanhar o mercado e esperar o pior da crise passar, quando começarem as primeiras opiniões otimistas, basta procurar o banco e negociar o financiamento que cabe no seu bolso.

Quem souber pesquisar e aguardar o momento certo acaba unindo esta vantagem com a primeira, podendo aproveitar um imóvel melhor – e maior – por um preço mais interessante.

Mais descontos disponíveis

Além do preço mais baixo, durante a crise você tem mais chances de conseguir bons descontos, principalmente se souber negociar. Por mais que o valor esteja menor, ainda é possível tentar mais desconto. Proprietários e imobiliárias estão abertos a isso, até para evitar ficar muito tempo com uma casa ou apartamento desocupado.

Novamente entra a questão relatada na primeira vantagem, compensa mais vender um imóvel com valor abaixo do mercado do que mantê-lo parado. Então, se você está em busca de uma casa para comprar em Vitória da Conquista, não tenha medo de tentar um desconto.

Para saber como negociar, tenha anotado seu orçamento disponível, se vai precisar de um financiamento e como essas parcelas vão afetar o seu bolso. Com isso em mãos, faça cálculos e entenda o quanto de desconto pode te beneficiar. Não tenha medo em apostar em um desconto maior, com uma boa conversa você e o proprietário podem chegar a um acordo que agrade ambas as partes.

Variedade de imóveis é maior

Assim que a crise é anunciada, as pessoas ficam receosas quanto a investir em casas e apartamentos. Muitas adiam o sonho da casa própria e acabam preferindo o aluguel até ver algum sinal de melhora no setor. O resultado é que há mais imóveis disponíveis.

Até porque, mesmo com a crise, muitas construtoras já haviam previsto lançamentos para o ano e dado inicio a construção. Elas não podem parar apenas por causa dessa mudança, correndo o risco de perder ainda mais dinheiro. Então, o melhor é seguir em frente e tentar outras alternativas, como baixar o preço.

Isso significa que, se você decide comprar durante a crise, terá mais opções para escolher, inclusive de imóveis novos. Além disso, como os preços tendem a diminuir, você também tem mais variedade com casas e apartamentos que antes não estariam em sua pesquisa, por ultrapassarem o orçamento disponível.

Valorização garantida

Essa pode ser considerada uma das mais importantes vantagens de comprar um imóvel durante a crise. Afinal, é esperado ter um retorno do investimento feito. A valorização ocorre naturalmente, ao longo dos anos, principalmente em regiões que estão se desenvolvendo e recebendo inovações.

Agora, como durante a crise as casas e apartamentos estão com preços mais baixos, essa valorização é praticamente garantida assim que o cenário político e econômico melhorar. Então, quem pretende comprar para revender – ou até para alugar – pode desfrutar dessa situação.

Então, vale a pena comprar um imóvel na crise?

Essas cinco vantagens apresentadas acima devem ter te mostrado que comprar um imóvel durante a crise é sim interessante. Exige um pouco mais de pesquisa e planejamento, afinal, não dá para ser apressado, você precisa entender como está – e vai estar – seu orçamento.

Ainda assim, para quem está disposto a economizar e consegue entender todas as vantagens apresentadas, investir em uma casa ou apartamento é a melhor escolha a ser feita. Até porque, os preços mais baixos não se resumem a apenas uma região, mas a várias partes da cidade, inclusive bairros mais nobres, que poderiam não estar nos seus planos anteriormente.

Quando a economia voltar a se estabilizar, haverá aumento na procura e os preços voltam a subir. O que significa que você pode abrir mão de uma boa oportunidade se decidir esperar para realizar o sonho da casa própria.

Agora você já sabe quais são as cinco maiores vantagens de comprar um imóvel durante a crise. Conseguiu se decidir sobre investir ou esperar? Não deixe de pesquisar até encontrar a casa ou apartamento que sempre sonhou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo