SAÚDE

UFMG descobre terapia que acaba com o cancer de intestino

Foto: Edição BDA / YouTube 

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolveram uma terapia inovadora para o tratamento do câncer de intestino. A abordagem utiliza uma plataforma nanotecnológica baseada em nanopartículas que carregam RNA mensageiro, induzindo a morte das células cancerígenas. Essa tecnologia é semelhante à empregada nas vacinas contra a COVID-19 e busca superar barreiras que dificultam a ação de medicamentos convencionais.

Os cientistas também desenvolveram uma estratégia para modificar o microambiente tumoral, tornando-o mais acessível para que as nanopartículas e células imunológicas alcancem o tumor de maneira mais eficaz. Atualmente, os testes estão sendo realizados em pequenos animais, com modelos humanizados que incluem células cancerosas e saudáveis de humanos transplantadas em camundongos.

Essa descoberta representa um avanço significativo na luta contra o câncer colorretal, que é o terceiro tipo mais frequente no Brasil. Caso os testes avancem positivamente, a terapia poderá ser uma alternativa promissora para pacientes no futuro.

Botão Voltar ao topo