Vitória da Conquista

No exercício do cargo de prefeito, Dudé recebe colegas vereadores e ressalta política de diálogo com o Poder Legislativo

Depois de ter como primeira agenda como prefeito em exercício, reunião, ontem (4), com o primeiro escalão do Governo Municipal, nesta terça-feira (5) foi a vez de Luís Carlos Dudé convidar os vereadores para um encontro no gabinete. Além de manter a política da prefeita Sheila Lemos de constante diálogo com o Poder Legislativo, o ato também representa a continuidade do bom relacionamento entre Dudé – presidente da Câmara Municipal até assumir temporariamente o posto de Chefe do Executivo, em razão da licença da prefeita Sheila Lemos – e os colegas vereadores.

“Chamei os colegas vereadores, me colocando sempre à disposição. Eu, que sou do Legislativo, conheço as necessidades de cada um colega daquela Casa. Então, foi importante ter chamado aqui os colegas para poder falar um pouco e trazerem também as suas demandas. E, dentro das nossas possibilidades, ver aquilo que podemos servir não ao vereador, mas à comunidade. Porque o vereador é o representante da comunidade, então quando o vereador traz uma demanda, é uma demanda da sociedade”, destacou o prefeito em exercício, Luís Carlos Dudé.

Compareceram à reunião os vereadores Adinilson Pereira, Chico Estrella, Delegado Marcus Vinícius, Dinho dos Campinhos, Hermínio Oliveira, Nelson de Vivi, Nildo Freitas, Orlando Filho e Subtenente Muniz. Os demais vereadores justificaram a ausência. Os presentes falaram sobre a satisfação em ver um colega vereador no cargo de Chefe do Executivo e apresentaram algumas demandas ao prefeito em exercício. Dudé, por sua vez, convidou os vereadores para visitarem as obras do município e acompanharem de perto as agendas do Governo Municipal ao longo dos próximos dias.

Para Hermínio Oliveira, que assume a presidência da Câmara de Vereadores no período em que Dudé estará à frente da Prefeitura, a relação de parceria entre os poderes continua: “Nós sempre procurando fazer o melhor possível, aprovando as obras importantes. A cidade hoje é um canteiro de obras, através da prefeita Sheila Lemos, de Dudé e da Câmara, que tem votado em todas as áreas e segmentos. E dando continuidade também às obras do saudoso Herzem Gusmão, que deixou um marco histórico aqui em nossa cidade.”

Para o líder do Governo na Câmara, Nildo Freitas, a reunião representa um momento de muita alegria. “Importante porque, mesmo nesse curto espaço de tempo em que ele está interinamente na Prefeitura, ele tem buscado dar continuidade ao trabalho da prefeita Sheila Lemos, inclusive com o diálogo com os vereadores. E também buscando dar os encaminhamentos que são possíveis nesse momento para o andamento das obras na cidade e as demandas de cada parlamentar”, afirmou.

Também participaram da reunião o secretário chefe do Gabinete Civil, Lucas Dias e o assessor interino Lucas Batista.

Momento histórico – A assunção do presidente da Câmara, Luís Carlos Dudé, como prefeito em exercício é um fato histórico em Vitória da Conquista. A última vez que isso aconteceu foi em 1987, quando o prefeito José Fernandes Pedral Sampaio deixou o cargo para assumir a Secretaria Estadual de Transportes e Comunicações e o vice, Hélio Ribeiro, que ficou no comando do Poder Executivo, afastou-se para alguns dias de descanso. Na ocasião, o presidente da Câmara de Vereadores, José William, assumiu o cargo.

Posteriormente, em 2006, aconteceu de um presidente interino da Casa Legislativa ocupar o cargo de prefeito em exercício: foi o vereador Alexandre Pereira, durante a gestão do prefeito José Raimundo Fontes. Alexandre assumiu em razão de afastamento temporário do prefeito e do vice, por medida judicial.

Botão Voltar ao topo