Cultura e EventosENTRETENIMENTO

A opinião sobre o carnaval de Vitória da Conquista

Há muito não passo o carnaval aqui em minha cidade. Talvez pela força do hábito de viajar em feriados prolongados ou por estar preso à ideia que no Carnaval Conquista “morre”.
Fato é que este ano eu acabei ficando, apesar da insistência de alguns amigos para que viajasse. Porém, gosto muito de sentir o meu coração e ele queria ficar.

E sou grato por ter ficado, pois o que eu encontrei em Conquista durante esses 5 dias de carnaval não foi uma cidade morta! Pelo contrário, ela estava repleta de vida! Vi uma cidade ansiosa para mostrar a sua cara, seus tons e sua diversidade. As pessoas tinham um brilho diferente no olhar, uma alegria contagiante. Encontrei e fiz amizade com diferentes tribos e classes sociais. Vi pessoas fantasiadas nas ruas (e eu me incluo). Crianças, jovens, adultos e a terceira idade brincando e se divertindo com o pouco que lhes foi oferecido. E aqui preciso me explicar pelo expressão “pouco que foi oferecido”. A programação no Boulevard foi fantástica e é uma excelente iniciativa e Conquista agradece. Contudo, pode parecer poema, mas nao consigo enxergar Conquista, a Jóia do Sertão, tão reduzida e confinada.

Conquista é uma cidade plural, de muitas cores e diversidade de tribos, merece mais e deseja mais! E nesse meu romantismo, o que eu queria ter visto era um fervilhar nas ruas de pessoas brincando o carnaval em diversos pontos, com dezenas de milhares de pessoas fantasiadas ou sem fantasias. Levando consigo essa energia que cativa. Arrastando os Bloquinhos ao som da diversidade! Queria ter vivido o que senti quando olhei nos olhos das pessoas e percebi a inquietação e desejo em explodirem em alegria.

Confesso que fazer parte da turma que viaja para curtir o carnaval em outra cidade é muito bom. Mas, melhor seria se a gente pudesse trazer o carnaval para nossa cidade, dando a Conquista o que ela merece e, principalmente, proporcionando aos que não podem viajar o direito de ter um lindo momento de pluralidade , amor, paz, diversão e alegria. Parabéns aos que já iniciaram esse movimento. E podem contar com mais um para ajudar nesse novo alvorecer do Carnaval dos Bloquinhos em Conquista.

 

Fonte: Blog do Rodrigo Ferraz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo