Política

Debates presidenciais: quando serão, quem participa e o formato de pool adotado neste ano

Foto: Reprodução

Campanha eleitoral começa oficialmente na próxima semana

Aguardados com expectativa por candidatos, militantes e eleitores que desejam assistir ao confronto direto entre os presidenciáveis, os debates entre os postulantes ao Palácio do Planalto na eleição de 2022 já estão agendados. Até o momento, seis datas estão reservadas para encontros entre presidenciáveis, mas o número pode mudar até o final da campanha, que começa oficialmente na próxima semana.

Diante da incerteza sobre a participação, em todos os embates, do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líderes nas pesquisas de intenção de voto, os veículos de imprensa optaram pela organização em pools com transmissão simultânea. O formato, que já foi adotado na eleição de 1989, representa uma inovação na comparação com pleitos mais recentes, nos quais cada um dos principais canais de televisão costumava organizar seu encontro de presidenciáveis de forma autônoma.

Até o momento, há quatro blocos formados entre os veículos para a realização de debates. Além desses, estão marcados uma edição na TV Aparecida e o tradicional encontro final na TV Globo, que deve ocorrer três dias antes do primeiro turno.

De outro lado, Lula ainda não garantiu participação nos encontros. Em junho, a campanha do ex-presidente solicitou a organização das emissoras em pools e pediu que ocorressem, no máximo, três edições. Apesar da formação dos blocos, no final do mês passado a assessoria do petista afirmou que ele gostaria de discutir as regras e o formato dos programas antes de confirmar presença. 

Consultada pela coluna neste final de semana, a assessoria de Lula não retornou.

Encontros previstos

28 de agosto

O primeiro debate entre os presidenciáveis estava agendado pela TV Bandeirantes para 14 de agosto, mas foi postergado em duas semanas. O pool será formado também pela TV Cultura, pelo UOL e pelo jornal Folha de S.Paulo. O presidente Jair Bolsonaro confirmou presença. O debate começa às 21h.

2 de setembro

Para essa data, está marcado o embate na RedeTV!, que formou bloco com os sites Metrópoles e O Antagonista. A mediação será feita pelos jornalistas Luís Ernesto Lacombe e Amanda Klein. O horário ainda não foi divulgado.

13 de setembro 

Dedicado ao público católico, o encontro da TV Aparecida está marcado para as 21h, no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. A emissora articula a formação de um pool com outras TVs católicas. Como será coordenado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a expectativa é de que Lula e Bolsonaro compareçam.

14 de setembro

Promovido por um consórcio de seis veículos de abrangência nacional, o debate reunirá apenas os quatro candidatos mais bem colocados na última pesquisa Ipec ou Datafolha da semana anterior. Em caso de empate, o candidato cuja coligação tenha mais parlamentares no Congresso será convidado. O evento ocorrerá desde que ao menos três dos quatro primeiros colocados compareçam. O prazo estipulado para que os candidatos concordem com os termos e confirmem a participação, caso se enquadrem na regra, vai até a próxima quarta-feira (10).

Como será exibido apenas pela internet, sem transmissão em rádio e televisão, que são concessões públicas, não precisa seguir a regra da lei eleitoral que obriga o convite a praticamente todos os concorrentes. 

Promovem o evento os jornais O Globo, Valor Econômico, Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo e os portais g1 e UOL.

24 de setembro

Neste dia, ocorre o último debate em formato de pool, organizado pelas redes SBT e CNN, revista Veja, jornal O Estado de S. Paulo, rádio NovaBrasil FM e portal Terra. O evento será nos estúdios do SBT, com mediação do jornalista Carlos Nascimento. A CNN havia marcado um debate para 6 de agosto, que acabou cancelado diante da perspectiva de ausência de Lula e Bolsonaro.

29 de setembro

Como é tradição, o último debate da eleição presidencial será nos estúdios da Globo, na quinta-feira que antecede o domingo de votação. A emissora está disposta a manter o programa mesmo que Lula e/ou Bolsonaro não compareçam.

Veja mais detalhes

Como serão os debates presidenciais e qual a duração?

O formato e a duração de cada encontro deverão ser definidos pelos veículos organizadores, com a concordância de, no mínimo, dois terços dos candidatos participantes. Em geral, os debates costumam ter momentos de confronto direto entre os concorrentes e perguntas de jornalistas para os candidatos.

No debate de 14 de setembro, que será transmitido pela internet, será utilizada a ferramenta do “banco de minutos”, em que os candidatos vão administrar o próprio tempo e poderão dar respostas mais longas ou mais curtas.

Quem participará dos debates presidenciais?

Pela lei eleitoral, têm presença garantida nos debates promovidos por emissoras de rádio e televisão candidatos de partidos com ao menos cinco representantes no Congresso Nacional. Para os demais, o convite é facultativo.

Neste momento, se enquadram na regra Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Luiz Felipe d’Avila (Novo), Pablo Marçal (Pros) e Roberto Jefferson (PTB). 

No entanto, são incertas as presenças de Jefferson, que está em prisão domiciliar, e de Marçal, que pode ter a candidatura rifada por seu partido.

Deverão ficar de fora dos debates por não contarem com representação mínima na Câmara e no Senado os candidatos José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).

Quais as datas dos debates presidenciais?

28 de agosto – TV Bandeirantes (em pool com TV Cultura, UOL e Folha de S.Paulo)

2 de setembro – Rede TV! (em pool com os sites Metrópoles e O Antagonista)

13 de setembro – TV Aparecida (em pool com emissoras católicas)

14 de setembro – Consórcio formado pelos jornais O Globo, Valor Econômico, Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo e pelos portais UOL e g1

24 de setembro – SBT (em pool com CNN, revista Veja, jornal O Estado de S. Paulo, rádio NovaBrasil FM e portal Terra)

29 de setembro – TV Globo

Onde assistir aos debates ao vivo?

O debate de 14 de setembro terá transmissão exclusiva pela internet. Os demais terão transmissão simultânea pelos veículos que formam o pool, em suas diferentes plataformas.

Botão Voltar ao topo