Gilberto Gil receberá primeiro título de Doutor Honoris Causa concedido pelo IFBA

Foto: Bahia Notícias

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) concederá, em uma solenidade realizada na próxima terça-feira (14), o título de Doutor Honoris Causa ao cantor, compositor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil. A cerimônia acontecerá a partir das 17h, no Auditório 2 de Julho, na Reitoria do IFBA, no bairro do Canela, em Salvador.

A cerimônia de outorga da honraria ao artista, que também é membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), estava programada para o dia 7 de fevereiro de 2023, no Teatro Castro Alves, em Salvador. Devido ao incêndio que atingiu o telhado do TCA e a posterior interdição do equipamento, a data de realização do evento e o local precisaram ser alterados. 

Segundo o IFBA, com a mudança do local, imposta pelo sinistro que atingiu o TCA, o evento reunirá apenas 300 convidados (capacidade do auditório), entre docentes, técnicos(as) administrativos(as), estudantes e gestores(as) do IFBA, amigos e familiares de Gilberto Gil, artistas e autoridades das áreas de Educação e Cultura.

PRIMEIRO DOUTOR HONORIS CAUSA DO IFBA
Este será o primeiro título de Doutor Honoris Causa conferido pelo Instituto Federal da Bahia. A expressão honoris causa vem do latim e significa “por causa da honra”. O título de doutor honoris causa é diferente daquele recebido pela pessoa que conclui um curso doutorado. 

A concessão do título honorífico expressa a premissa de que a atuação da personalidade em sua área é tão relevante e honrosa que lhe confere legitimidade para ser considerada doutora.

Trata-se da mais alta honraria concedida por universidades – públicas e privadas – como forma de premiar e reconhecer o empenho de pessoas que se destacam em suas áreas de atuação, independentemente da formação educacional da personalidade homenageada. 

Há outros dois tipos de títulos que são concedidos pelas universidades. O título de professor honoris causa é concedido a docentes e cientistas ilustres, vinculados ou não à instituição, que tenham prestado relevantes serviços à universidade autora da homenagem. Já o título de professor emérito é concedido a professores aposentados que tenham se destacado no ensino ou na pesquisa ao longo da trajetória na universidade.