BrasilDESTAQUESAÚDEVitória da Conquista

Os Serviços Humanitários d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias estabelecem o programa de Cadeiras de Rodas em Vitória da Conquista

Desde 1985, os serviços humanitários d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias trabalham com ministérios e secretarias do governo, organizações não governamentais e organizações comunitárias a fim de ajudar milhões de pessoas em todo o mundo.

        Estabelecidos sobre princípios de responsabilidade pessoal, apoio à comunidade, autossuficiência e sustentabilidade, os programas que integram os serviços humanitários oferecem às pessoas e às comunidades beneficiárias os recursos de que precisam para melhorar sua vida de maneira duradoura e significativa. 

        Os serviços humanitários abrangem atualmente cinco programas globais: 1.  Ajuda de emergência,  por meio de trabalho voluntário, alimentos, roupas, suprimentos, em situações de catastofres; 2. Tratamentos e cirurgias oftalmológicas com a prevenção de cegueiras e fornecimento de serviços para pessoas com deficiência visual; 3. Atendimento neonatal, por meio de treinamentos e equipamentos para auxiliarem no cuidado e reanimação de recém-nascidos; 4. Fornecimento de água potável e saneamento; 5. Programa de cadeiras de rodas, com o foco na melhoria da qualidade dos serviços de cadeiras de rodas, através da capacatiação dos profissionais de reabilitação.

        Aqui em Vitória da Conquista, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em parceria com a OMS (Organização Mundial da Saúde), firmou acordo de cooperação com o CEMERF (Centro Municipal Especializado em Reabilitação Física e Auditiva), por meio do qual a equipe de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da instituição recebeu, nessas duas últimas semanas, treinamento básico de serviços de cadeiras de rodas, com duração de 40 horas.

        Os profissionais tiveram várias atividades práticas para melhor entenderem a rotina e as necessidades do  paciente. Na oportunidade, pessoas já acompanhadas pelo CEMERF foram avaliadas sob a supervisão de especialistas qualificados.

        O curso, desenvolvido pela OMS, capacitou 12 fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, seguindo as novas orientações de como avaliar os pacientes e como adaptar a cadeira ao usuário.

        O programa abrange, ainda, a doação de cadeiras de rodas básicas, fabricadas de forma personalizada, que serão entregues a cada usuário após a devida prescrição. Essa iniciativa global já doou mais de 300 mil cadeira em 101 países, desde 2001.

        O propósito do programa vai muito além da doação das cadeiras; consiste, na verdade, em ampliar e elevar a qualidade de atendimento dos centros de reabilitação, de modo a proporcionar uma melhoria na qualidade de vida dos seus beneficiários.

       No sábado dia 3/10 ocorreu o encerramento da capacitação, ocasião em que a Igreja entregou à equipe de profissionais do CEMERF os certificados de conclusão do treinamento básico de serviços de cadeiras de rodas.

        Cerca de 500 cadeiras serão doadas ao longo dos próximos doze meses com base na avaliação e necessidades individuais dos pacientes, sendo que todo o processo de avaliação e prescrição será realizado pelos profissionais do CEMERF já devidamente capacitados com as diretrizes do programa. Fotos Sergio Novais.

PROGRMA DE DOAÇÃO CADEIRA DE RODAS
PROFISSIONAIS RECEBENDO CERTIFICAÇÃO
SISTER MÓTTOLA E ELEDER MÓTTOLA
REPRESENTANTES DA IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS
EQUIPE DE PROFISSIONAIS
MEMBROS DA IGREJA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo