EDUCAÇÃOSAÚDEVitória da Conquista

I Simpósio Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista

A primeira edição do I Simpósio Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista foi realizado neste último sábado (30 de novembro) no auditório da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Vitória da Conquista. Foi organizado pela Associação Conquistense para Atendimento Especializado à Pessoa Autista (Acaepa). O objetivo do evento, foi evidenciar o autismo no cenário conquistense. Contou com a presença de participantes de diversas cidades da região e áreas, tais como educadores, psicólogos, psicopedagogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, cuidadores, pais e mães de autistas.

Dentre o rol de palestras, a busca foi em esclarecer ao público como funciona o cérebro autista, passando por como é realizado o diagnóstico e a diferença desse transtorno para os demais. Não poderia ficar de fora como deve ser feito a prevenção e tratamento deste transtorno, em que a base deve ser por meio de uma terapia multidisciplinar. Uma área que chamou muita atenção e que aguçou a curiosidade dos participantes, foi a Palestra ministrada pelo nutricionista Mateus Santana, que explanou sobre a Abordagem Nutricional no Tratamento do Transtorno do Espectro Autismo, que fez com que a plateia retirasse inúmeras dúvidas sobre a alimentação deste público, logo que a alimentação possui relação direta com o neurodesenvolvimento destas crianças. Ao final, ele ainda mencionou que estar preste a ser lançado seu primeiro livro de Receitas Culinárias para Crianças com Transtorno do Espectro Autista, em edição limitada. O livro foi criado para suprir uma necessidade que as mães e escolas possuem quanto a alimentação destas crianças. Todo seu material teve base no tratamento nutricional realizado pelo autor e aplicado aos pais e mães da ACAEPA.

Ao final do evento o público presente ressaltou a importância deste para região sudoeste, pois nota-se uma grande preocupação em realizar a inclusão destas crianças na sociedade, em especial no ambiente escolar, mas pouco se fala em aperfeiçoar os profissionais que são incumbidos da responsabilidade desta tarefa. 

Para você que gostaria de possuir um dos exemplares do livro de Receitas Culinárias para Crianças com Transtorno do Espectro Autista, que possuirá receitas simples e testadas pelo próprio autor, entre em contato através do instagram: nutri_mateussantana e faça sua reserva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo