SAÚDEVitória da Conquista

Vigilância Sanitária inspeciona cumprimento de protocolos de segurança nos templos religiosos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária e Ambiental, realizou visitas em templos católicos e evangélicos da cidade, com objetivo de inspecionar o cumprimento das medidas de proteção ao novo coronavírus.

Na última quinta-feira (6), em razão da celebração do novenário em homenagem à Nossa Senhora das Vitórias, padroeira da cidade, a equipe da Vigilância Sanitária acompanhou a implementação dos protocolos de segurança na Catedral Metropolitana. Foram verificados o distanciamento, higienização local e a disposição de meios para a assepsia individual, como a aferição de temperatura na entrada, os dispensadores de álcool gel e o uso obrigatório de máscaras durante todo o período da celebração.

A igreja acolheu um número reduzido de fiéis, que se acomodaram em lugares marcados e os bancos não utilizados foram isolados.

A Arquidiocese de Vitória da Conquista decidiu adotar medidas de segurança e de controle, limitando pelo espaço do templo o número de fiéis por celebração, que deverão agendar antecipadamente sua participação nas missas. Segundo o pároco Valdo Aragão, as igrejas seguirão as determinações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Prefeitura para realizar as celebrações. “Obedecemos todos os protocolos e nos adaptamos para acolher os fiéis e ir retomando as celebrações de maneira gradual. Estamos avaliando a possibilidade de aumentar o número de missas para atender a um número maior de pessoas”, explica o padre Valdo

.

Tapetes com solução de hipoclorito e dispensadores de álcool foram instalados na entrada e também no interior das igrejas

Situada na Zona Oeste e uma das maiores igrejas da cidade, o Seminário de Nossa Senhora de Fátima também se preparou para a reabertura. O responsável pela Paróquia, o Frei Sebastião Mendes, explica que as missas acontecem com tempo reduzido. “Neste domingo, faremos duas celebrações simultâneas: uma aqui e outra no Colégio Paulo VI. Estamos nos esforçando, pois a procura dos fiéis tem sido grande e entendemos a importância das celebrações na vida das pessoas”, ressalta o frei Sebastião.

O Pastor da Igreja Batista Peniel, Jair Alves, reitera que, apesar das igrejas evangélicas não possuírem um protocolo unificado, as medidas requeridas pela Prefeitura estão sendo cumpridas pelas igrejas. “Estamos nos adaptando a essa nova realidade e sendo ao máximo cautelosos diante deste cenário de pandemia. A maior parte da população evangélica entende a necessidade de ficar em casa e, para os que desejarem ir ao culto, iremos fornecer a segurança desde a entrada até a saída do templo”, afirma o pastor Jair.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Maico Mares, o órgão tem feito um trabalho intensificado de fiscalização nos templos religiosos e prestado apoio quando solicitado. “Temos percebido que a grande maioria das igrejas da cidade está cumprindo, com o máximo rigor, as medidas sanitárias referentes ao combate ao coronavírus. Entendemos ainda que os sacerdotes podem exercer um papel muito significativo neste momento que é o de educar seus fiéis para o enfrentamento dessa pandemia”, destaca Maico.

Fonte: blogdaresenhageral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo