DESTAQUEPolíticaVitória da Conquista

A TARDE/Potencial Pesquisa: Zé Raimundo (PT) assume liderança em Conquista

Com 46% das intenções de voto, o deputado estadual Zé Raimundo (PT) é o favorito a vencer a eleição e retornar à prefeitura de Vitória da Conquista, segundo levantamento A TARDE/Potencial Pesquisa, realizado entre os dias 4 e 8 de novembro. Candidato à reeleição, o prefeito Herzem Gusmão (MDB) tem 35%. Na pesquisa anterior, realizada em setembro, os dois apareciam empatados tecnicamente – o petista tinha 34%, contra 29% do emedebista.

David Salomão (PRTB) passou de 9% para atuais 3%. Romilson Filho (PP) e Cabo Herling (PSL) registraram 1% cada, enquanto Maris Stella (Rede) e Professor Ferdinand (PSOL) não somaram, juntos, 1%.

A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais e o nível de confiança, de 95%. Foram realizadas 600 entrevistas presenciais no município, das quais 526 na sede e 74 nos distritos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o nº BA 06887/2020.

Na atual rodada, Zé Raimundo tem 48,9% dos votos válidos, o que, combinado com outros dados da pesquisa, lhe dá possibilidade de vitória ainda no primeiro turno, na avaliação do estatístico Zeca Martins, diretor da Potencial Pesquisa. Para ser eleito em primeiro turno, um candidato precisa conseguir mais da metade dos votos válidos (excluídos brancos e nulos).

“A pesquisa indica uma vitória de Zé Raimundo, quem sabe ainda no primeiro turno. Se a abstenção e votos brancos e nulos aumentarem um pouco, a tendência é que ele ganhe no primeiro turno”, afirma Martins. Nulos e brancos somam 6%. Os indecisos são 7%.

Ainda de acordo com o diretor da Potencial, a simulação de segundo turno entre Zé Raimundo e Herzem corrobora a vantagem do petista. “Herzem cresce pouco. Vai de 35% para 38%”, destaca. No cenário descrito, o candidato do PT venceria o do MDB por 51% a 38% dos votos válidos.

Em outra simulação, desta vez do petista contra Salomão, a vantagem favorável ao ex-prefeito seria ainda maior: 59% contra 22%.

Recortes

O melhor desempenho de Zé Raimundo está nos distritos e entre os grupos com renda e grau de instrução mais baixos.

Entre aqueles que têm ensino médio ou superior completo, há empate técnico – 39% para o petista e 41% para o emedebista.

Já no grupo com ensino fundamental incompleto, o petista tem larga vantagem sobre Herzem: 52% a 31%. O mesmo ocorre entre os que têm o fundamental completo – nesse caso, o placar é de 54% a 28%.

Por faixa de renda, o ex-prefeito também lidera com grande margem no grupo que ganha até dois salários mínimos: tem 51% das intenções de voto, contra 30% de Herzem. Nas outras duas faixas de renda, há empate técnico. Entre os eleitores que recebem entre 2 e 5 salários, Herzem tem 42% e Zé Raimundo, 41%. Já no grupo com renda mensal acima de cinco mínimos, o ex-prefeito pontua com 40%, e o atual com 38%.

Nos distritos, Zé Raimundo tem a preferência de 55%, contra 28% de Herzem. Na sede do município, o cenário é de empate técnico, no limite da margem de erro: 44% para o petista e 36% para o emedebista.

Das quatro faixas etárias observadas, Zé Raimundo lidera em três e empata tecnicamente com Herzem apenas no eleitorado com 60 anos ou mais (42% a 37% para o petista).

Na disputa também pesam contra Herzem seu índice de rejeição, nove pontos superior ao do adversário – 41% dos entrevistados disseram que não votariam de formam nenhuma no prefeito – e a avaliação da gestão municipal.

Em setembro, 36% dos entrevistados definiram a administração como ótima ou boa – agora, esse índice é de 41%, dentro da margem de erro amostral. A avaliação ruim/péssima passou de 29% para 30%.

Fonte: http://atarde.uol.com.br/politica/eleicoes/noticias/2145596-a-tardepotencial-pesquisa-ze-raimundo-pt-assume-lideranca-em-conquista

Por Rodrigo Aguiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo