DESTAQUEDINHEIRO

Pela primeira vez desde 2017, o ganho real da poupança ultrapassou 5%

Pela primeira vez desde 2017, o ganho real da poupança ultrapassou 5%, de acordo com o monitoramento realizado por Einar Rivero, da plataforma TradeMap. Isso ocorreu devido ao alívio na pressão inflacionária, resultando em um rendimento de 5,22% acima da inflação durante um período de 12 meses encerrado em junho de 2023.

Foto: Reprodução

Os resultados positivos já vêm sendo observados desde setembro do ano anterior e têm aumentado desde então. Em maio, o rendimento real atingiu 4,40%, marcando o maior retorno desde outubro de 2017.

Entre setembro de 2020 e agosto de 2022, o retorno real da poupança foi negativo devido ao cenário de aumento nos preços, impulsionado, entre outros fatores, pelos estímulos fiscais concedidos pelo governo Bolsonaro.

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (11), registrou deflação de 0,08% em junho. Essa foi a primeira queda do indicador desde setembro de 2022, quando ocorreu uma variação negativa de 0,29%. Naquela época, a economia estava lidando com os efeitos dos cortes de impostos promovidos pelo governo Bolsonaro às vésperas das eleições.

Apesar da redução na inflação e do aumento no ganho real da poupança, especialistas apontam que a caderneta não é a melhor opção para obter rendimentos. Eles afirmam que o CDB e investimentos vinculados ao CDI, por exemplo, são alternativas mais vantajosas.

Francisco Levy, estrategista-chefe da Empiricus, diz: “A poupança está melhorando seu rendimento em termos reais devido à queda na inflação. No entanto, o CDI está oferecendo um ganho muito maior. No final, o que importa para o investidor é obter rendimentos acima da inflação e aumentar o poder de compra”.

Michael Viriato, sócio-fundador da Casa do Investidor e colunista do blog De Grão em Grão, afirma que, atualmente, investir em aplicações como o Tesouro Direto é mais vantajoso. Segundo ele, no longo prazo, a poupança perderá ainda mais relevância, especialmente para as novas gerações. “À medida que o tempo passa e a educação financeira evolui, haverá cada vez menos pessoas investindo na poupança. Com as novas gerações, a tendência é a poupança desaparecer. Hoje em dia, existem muitas mais possibilidades de investimento”.

Bruno Mori, economista e sócio-fundador da consultoria de planejamento financeiro Sarfin, destaca uma vantagem do CDB sobre a poupança: o dinheiro pode ser resgatado a qualquer momento, com os rendimentos diários. Ele afirma: “A poupança só remunera a cada 30 dias. Se quiser resgatar antes, não recebe nada referente aos rendimentos daquele período”.

A remuneração da poupança é de 0,5% ao mês sempre que a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, mais a TR (Taxa Referencial). Atualmente, a taxa básica de juros (Selic) está mantida em 13,75%. Quando a Selic é de até 8,5%, o rendimento da poupança corresponde a 70% da Selic, mais a TR.

Fonte: Folhapress

Botão Voltar ao topo