DESTAQUESAÚDE

Yoga e Meditação para uma vida plena

Yoga

É a União entre corpo, mente e alma.

É perceber a conexão entre Finito e Infinito, do que é Manifestado e do Não Manifestado.

É a União da Consciência Finita do homem, com a Consciência Cósmica.

É unir e perceber o microcosmos que somos nós com o macrocosmos ao qual todos nós estamos inseridos.

É manter um estado mental equânime, exercitando a harmonia no pensamento, na palavra e na ação.

É o quão habilidosamente nos comunicamos e agimos em qualquer situação, adquirindo habilidade mental

Se você faz cada coisa com alegria, concentração, foco, então você é um Yogue.

Pensar é sólido, é um ato que move estruturas energéticas, cria emoções e sentimentos que influenciam em nosso metabolismo e ao redor de nós.

Na Yoga trabalhamos a individualidade que está inserida na coletividade. Individualidade não é estar separado, é ser diferente. A natureza agrupa semelhanças mas não igualdades, e na Yoga nos encontramos em essência na nossa individualidade com a consciência profunda que tudo no universo está interligado.

A dinâmica poderosa da vida interior é praticada na meditação intensivamente, na qual a serenidade, o aquentamento mental são preponderantes e ambas se traduzem em autodomínio para alcançar a plenitude do ser.

Existem vários tipos de Yoga: Jyan Yoga, Bhakti Yoga, Karma Yoga, Hatha Yoga, Raja Yoga, Mantra Yoga, Shiva Yoga, Laya Yoga

Dentro do segmento da Raja Yoga, insere-se a Kriya Yoga, que é um meditação altamente desenvolvida.Trazida da Índia ao mundo Ocidental pelo iluminado Guru Paramahansa Yogananda em 1920, essa técnica foi disseminada em todo o mundo.

No mundo ocidental, confundimos a noção de Yoga atrelando a está somente a prática de exercícios físicos (Hatha Yoga), que tem sua relevância, mas é apenas um aspecto dentre outros a ser desenvolvidos. A equanimidade da mente que trabalhamos na meditação é que interfere em todos os aspectos da vida nos traz de volta a nossa real natureza: harmonia, alegria, paz. Tudo isso é Yoga.

Quando alguém esta em harmonia consigo mesma, em seu interior e externamente com a vida, a jornada da existência torna-se completa, calma, feliz e realizada. Dessa forma, a vida começa a fluir em direção à fonte, que é o Criador.

Patânjali

Sábio que viveu na Índia antiga há quase 5000 mil anos, ele sistematizou a ciência da Yoga. É considerado uma autoridade nessa área do conhecimento. Na idade média, esse ensinamentos eram praticados apenas pela classe real e por aqueles detentores de alta instrução. E graças aos esforços empreendidos pelos Mestres e líderes espirituais que a Yoga foi  difundida em todo o mundo. Dentre esses Mestres, destacou-se Paramahansa Yogananda, sábio híndu que viveu nos Estados Unidos por mais de 30 anos e lá fundou a Self Realization Fellowship em 1920.

Dentre os vários sistemas da Yoga, a Raja Yoga ultrapassa concepções intelectuais para a vivência e experiência pessoal através da meditação. Patanjali oferece a todos os interessados em Yoga seus AFORISMAS que significam um  caminho a ser percorrido em 8 etapas para a ascenção da  consciência na qual a meditação é a espinha dorsal desse escopo de conhecimento.

Os Asanas, a respiração, o controle da energia vital, a concentração são etapas da meditação para chegarmos ao estado mais elevado. o “Samadhi” no qual nos fundimos com o Criador

Ione Medrado

Coordenadora do Círculo de Meditação de Vitória da Conquista

Para mais informações: 99194-9310

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo