Bahia

Jerônimo se reúne com Lula, Rui e BYD em Brasília; anúncio de fábrica deve sair na terça (4)

Segundo o governo, o encontro visa ‘alinhar as tratativas finais para o anúncio a ser feito em Salvador com apresentação da frota de veículos fabricados pela montadora’

Foto: Reprodução

Em meio às tratativas para a implantação de uma fábrica de veículos elétricos em Camaçari e a possibilidade da empresa assumir as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reúne com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a vice-presidente executiva da montadora chinesa BYD, Stella Li, na tarde desta quarta-feira (28), em Brasília.

Por meio de nota, o governo informou que o encontro realizado às 17h30, no Palácio do Planalto, com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), visa “detalhar e alinhar as tratativas finais para o anúncio a ser feito em Salvador com apresentação da frota de veículos fabricados pela montadora”. O anúncio oficial da fábrica no estado está previsto para a próxima terça-feira (4).

Há cerca de uma semana, Jerônimo já informado sobre a vinda de uma missão liderada pela vice-presidente global da montadora à Bahia para acertar os detalhes da negociação. “Nossa expectativa é que no mês de julho a gente possa fazer o anúncio e aí vai ser o papel da BYD em relação a montagem, a reforma, os equipamentos e etc.”, disse o chefe do Executivo baiano, na ocasião.

Hoje considerado braço direito de Lula, o ministro Rui Costa, ainda enquanto governador da Bahia, firmou um protocolo de intenções com a BYD em outubro de 2022 que previa investimento de R$ 3 bilhões para a implantação de três unidades no estado, voltadas para a produção de veículos de passeio elétricos e híbridos, de chassis de ônibus e caminhões elétricos, além do processamento de lítio e ferro fosfato usados nas baterias dos automóveis.

do Bahia.Ba

Botão Voltar ao topo