Comitiva da Câmara vai à governadoria reivindicar conclusão de obras em Vitória da Conquista

Foto: CMVC

Uma comitiva da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista esteve em Salvador nesta quinta-feira (13) para participar de uma reunião ampliada com o secretário de Relações Institucionais do Governo do Estado, Adolpho Loyola, para cobrar celeridade na conclusão de obras que estão atrasadas em Vitória da Conquista, entre outros assuntos de interesse da região.

Além do presidente Ivan Cordeiro (PL), foram à capital os vereadores Ricardo Gordo (PSB), Fernando Jacaré (PT) e Luciano Gomes (PCdoB), além de deputados, empresários, a prefeita de Poções, Dona Nilda, presidente do Consórcio Intermunicipal do Sudoeste da Bahia, e o prefeito de Encruzilhada, Dr. Pedrinho, presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (Civalerg).

Ivan Cordeiro buscou o apoio do Governo do Estado e dos deputados estaduais para a criação da Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia, cujo projeto já tramita na Assembleia Legislativa da Bahia: “Essa região é composta por 37 municípios com mais de 1 milhão de habitantes, onde os municípios possuem uma relação de interdependência (com Vitória da Conquista) e são critérios importantes para a criação da Região Metropolitana. Já fizemos uma audiência pública em Vitória da Conquista, onde vários prefeitos e vereadores participaram e temos o apoio dos prefeitos dos consórcios. Conquista já é uma cidade polo, uma cidade-sede de fato, mas criando a Região a gente vai ser de fato e de direito, buscando cada vez mais desenvolvimento, não só para Conquista, mas para toda a região Sudoeste”.

O vice-presidente da Câmara Luciano Gomes avaliou a reunião como “super proveitosa” e se disse satisfeito. “Todos estávamos discutindo melhorias para Vitória da Conquista, junto com o Governo do Estado, trazendo demandas importantes, algumas recorrentes como a questão da Via Bahia, que não cumpriu o contrato, deixando nossas rodovias acabadas e que agora, com a saída do consórcio, vai possibilitar ao Governo do Estado investimentos para melhorar as condições do tráfego em nossa região. Debatemos ainda sobre o gás, os viadutos e outras obras extremamente importantes para o desenvolvimento e segurança da nossa região”, afirmou.

O secretário Adolpho Loyola reconheceu a importância de manter diálogo permanente com os setores produtivos e políticos, afirmando ser uma característica do Governo do Estado, e prometeu continuar escutando os setores e o poder público municipal, colocando o Estado à disposição. Sobre as obras em atraso, Loyola disse que várias áreas serão atendidas em Vitória da Conquista: “Nós vamos ajustar as obras que estão em atraso, inclusive temos outras obras também na área de saneamento e educação, com uma reformulação geral nos nossos prédios escolares estaduais. E tem essas obras de infraestrutura que estão um pouco atrasadas. Mas nós vamos fazer uma reunião com os demais órgãos do governo para ajustar isso. Para nós é importante”.

Os resultados dessa reunião serão repercutidos nessa sexta-feira (14), em Vitória da Conquista, durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores.

Por Andréa Póvoas