Mundo

Avião presidencial vindo de Israel com 207 brasileiros chega ao Rio de Janeiro

Com a chegada deste voo, já são 701 os repatriados em uma semana por meio da Operação Voltando para a Casa

Foto: frame de vídeo/Governo Federal

A aeronave da Presidência da República, modelo KC-30 (Airbus A330 200), reservada para resgatar brasileiros que estão no lado palestino do conflito no Oriente Médio aterrissou neste sábado (14), às 2h44 (horário de Brasília), no Rio de Janeiro, sob o canto do Hino Nacional e de aplausos dos passageiros. Ao todo, 207 brasileiros, além de dois cachorros e dois gatos desembarcaram no país, através da Operação Voltando para a Casa, criada pelo governo federal.

Com a chegada deste voo, já são 701 os repatriados em uma semana por meio da ação, desde que teve início o conflito no Oriente Médio, no último sábado (7).

O embaixador do Brasil em Israel, Fred Meyer explicou que toda a equipe está mobilizada para garantir que todos os brasileiros que tenham interesse em voltar sejam transportados de volta para o país. A previsão do Itamaraty é de que haja cerca de 15 voos para transportar 2,7 mil brasileiros. “Todos os que quiserem sair, sairão. Essa é a ordem do presidente Lula”, afirmou Meyer.

As embaixadas do Brasil em Tel Aviv (Israel), Cairo (Egito) e o Escritório de Representação em Ramala (na Palestina) foram acionados. Um formulário online ajudou a identificar os brasileiros em situação de dificuldade. Segundo o Itamaraty, os requisitos prioritários para o resgate são: brasileiros sem passagens, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças adotadas.

O governo brasileiro também garantiu transporte de ônibus das principais cidades israelenses para o aeroporto de Tel Aviv. Já houve desembarques em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo