Mundo

Acordo global pelo clima na COP26 é aprovado por quase 200 países

Um acordo global pelo clima foi firmado por representantes de quase 200 países neste sábado (13), na Conferência das Nações Unidas, em Glasgow, na Escócia.

O acordo foi nomeado como “Pacto Climático de Glasgow”. O texto não é o ideal, como os próprios países reconhecem, mas foi o possível. De acordo com o Jornal Nacional, ONGs e ativistas queriam palavras mais contundentes no texto final.

Conforme a reportagem, o texto final foi fechado depois de um longo dia de negociações. Antes do anúncio, vários representantes pediram a palavra para deixar registrada a decepção com o documento.

Do primeiro rascunho, divulgado na quarta-feira (10), para o texto final, algumas palavras mais contundentes foram ficando pelo caminho. A maior frustração foi ver a promessa de “eliminação gradual” da queima de carvão ser enfraquecida em cima da hora. Virou “redução gradual”, traz a reportagem.

A defesa da mudança envolveu países como a China, maior consumidor mundial de combustíveis fósseis; a Índia, outro grande consumidor; e os Estados Unidos, maior produtor mundial.

Botão Voltar ao topo