Vitória da Conquista

Cafeicultura do Planalto da Conquista | Sheila Lemos ressalta qualidade do café como indutor da economia

Foto: Reprodução

A premiação do II Concurso COOPMAC de Qualidade do Café, promovido pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense, foi realizada na noite da sexta-feira (12). A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do Democratas, prestigiou a premiação e reforçou o compromisso da gestão em fortalecer a cultura cafeeira do Planalto da Conquista. “Sabemos da importância do café para todo o planalto conquistense, inclusive, ele impulsionou o crescimento da nossa cidade na década de 70. Então, nossa parceria com a COOPMAC é para que a gente não deixe essa cultura se acabar no município. É nosso dever ajudá-la”, enfatizou a prefeita.O concurso teve o objetivo de valorizar a produção de cafés finos na região do Planalto da Conquista.

A ideia é que a região, referência no Norte e Nordeste Brasileiro, na produção do café arábica, se consolide também com relação a esse outro tipo de café, como contou o presidente da COOPMAC, Gilmar Dias de Oliveira. “Precisamos verticalizar nossa produção, criar e consolidar a marca de cafés finos e especiais do planalto”, reforçou. Segundo o presidente, contar com o apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista nesse sentido, na realização do evento, foi fundamental. “Ano passado, fizemos um evento apenas para os cooperados.

Este ano, foi maior, aberto a todos os produtores do Planalto da Conquista e o apoio da Prefeitura foi muito importante. A prefeita Sheila Lemos não mediu esforços”, assegurou Gilmar. A gestora lembrou também a importância de parcerias com as universidades quanto às novas mudas mais resistentes aos longos períodos de estiagem, e do beneficiamento do grão. “Temos de procurar agregar valor ao café do Planalto da Conquista, gerando emprego e renda para a nossa região”, completou a prefeita. Ela afirmou ainda avaliar a possibilidade do ensino do cooperativismo na Rede Municipal. O café campeão do concurso foi de Barra do Choça, mais precisamente, da Fazenda Água Bela II. Com nota 83.3 e muitos elogios ao grão produzido em sua propriedade, Cacilda Benedita Alvares levou o troféu de 1º lugar para casa.

“E, diante de todo o esforço para trabalhar esse café na estufa, nos tanques de degomagem, o que não é um trabalho fácil, eu me senti recompensada. Gostaria de agradecer por essa premiação, a ajuda dos funcionários, porque ninguém faz nada sozinho, e parabenizar a todos os envolvidos. Que bom que deu tudo certo”, comemorou a produtora. O Concurso COOPMAC de Qualidade do Café deve entrar para o calendário de atividades realizadas no mês de Aniversário da Cidade. Ainda sobre a premiação, conquistaram o 2º e 3º lugar, respectivamente, Gilson Luiz Mayer [Fazenda Sol Nascente/Encruzilhada] e Gedeon Pires [Fazenda Floresta/Barra do Choça

Botão Voltar ao topo