Onda de calor: 115 cidades baianas têm alerta de “grande perigo”

Risco foi divulgado em novo boletim 

Calor atinge boa parte do Brasil. Crédito: Tânia Rego/Agência Brasil

Em novo boletim, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou o número de cidades que correm “grande perigo” de ser atingidas por ondas de calor até esta sexta-feira (17). 115 municípios baianos estão na lista, que cita a possibilidade de temperaturas 5ºC acima da média por um período maior do que cinco dias nesses locais.

Segundo o meteorologista do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) Aldirio Almeida, as temperaturas elevadas são resultado da atuação e intensificação de massa de ar quente e seco, similar a que atingiu o estado em meados de setembro.

“Esta condição – de bloqueio atmosférico – impede a movimentação de chuvas e massas de ar frio, concentrando-as principalmente na região Sul e impedindo sua progressão para outras áreas”, explica o especialista.

Confira os municípios listados pelo Inmet

Riscos à saúde

Altas temperaturas podem ser prejudiciais à saúde, como desidratação e queimaduras por exposição ao sol, e ao meio ambiente, como o aumento do risco de incêndios florestais. Portanto, é recomendável a ingestão abundante de líquidos, evitar esforço físico e exposição solar nas horas mais quentes e secas do dia, especialmente no início da tarde, além do uso de roupas leves e protetor solar.

O Inmet reforça que em caso de emergências causadas devido a onda de calor, a Defesa Civil pode ser acionada através do telefone 199.