BrasilConquista TopCURIOSIDADESDESTAQUEVIRAIS

Pessoas simples que fazem história.

Cidade Tenente Laurentino Cruz RN

As Viagens da equipe da Revista e Site Conquista Top vai nos trazer descobertas interessantes, uma delas é a história do povoamento da Serra de Santana no Rio Grande do Norte que culminou com a fundação da cidade de Tenente Laurentino. Nossa equipe conheceu e entrevistou o Sr Raimundo  conhecido como Raimundo de Joãozinho que nasceu na Serra de Santana que nos conta como foi a saga do povoamento e desenvolvimento da Serra até se tornar o prospero município de Tenente Laurentino Cruz RN.

Sr Raimundo nos conta que o seu avô  João André de Moraes em 1904 adquiriu um lote de terra e veio morar na Serra de Santana. Naquela época apenas índios e alguns poucos moradores viviam na serra.  Ele fez um rancho debaixo de um pé de umbu e começou a tocar a vida.  Como pioneiro Sr João enfrentou as dificuldades e começou ali a constituir sua família, algum tempo depois seu João retorna para a cidade de Florânia RN e seu filho Joãozinho arruma uma companheira e vai morar definitivamente na Serra de Santana, e ali começou a constituir sua família. Existia muitas  dificuldades a água era escassa, apenas um pequeno poço que servia a todos moradores e mesmo assim a qualidade da água não era boa. Em 1970 querendo melhorar a situação do lugarejo o senhor Raimundo filho de Joãozinho investiu com um companheiro em uma viajem a procura de uma máquina para perfurar poços artesianos  em busca de água, só assim ele sabia que a Serra de Santana iria se desenvolver caso tivesse uma maior oferta de água com boa qualidade, e desse jeito atrairia mais pessoas para morar na Serra. Ele consegue com um capitão do exercito as máquinas e perfura os poços e a água abençoada jorra com abundância na serra de Santana. Um divisor de águas muito importante nessa história acontece com a chegada do Padre Sinval Laurentino a região da Serra de Santana. O Padre Sinval era um visionário que viu um potencial promissor na região e como era um homem dinâmico e empreendedor começou a planejar melhorias para aquela terra.

Em suas andanças o Padre Sinval conhece o seu Raimundo e vê nele um potencial instrumento para ajudar na grande missão de construir uma cidade. O Padre Sinval Era um homem proativo e partiu para concretizar seus planos e para isso o Padre pede a seu Raimundo que procure  um lote de terra de três hectares ou mais para ele comprar e iniciar a construção da cidade. Seu Raimundo que era um homem de iniciativa e queria a todo custo ver sua região prosperar, afinal de contas seu Raimundo já vinha trabalhando com  esse objetivo a muitos anos, e partiu para comprar o terreno, e em suas buscas conseguiu comprar o lote. O Padre Sinval para incentivar a construção de casas  oferece prêmio em dinheiro para quem construísse a primeira, segunda e a terceira casa, e um sitiante chamado Severo construiu a primeira casa da cidade de Tenente Laurentino Cruz RN. Com o apoio do Padre Sinval seu Raimundo  seu filho Rubens e outros partem para construir a feira, o mercado, a Igreja e vários pontos comerciais. O Padre Sinval junto com seu Raimundo organizaram e fizeram a primeira feira naquela região fato que foi um grande sucesso e serviu para mostrar os encantos e o potencial da Serra de Santana. Depois disso o lugarejo foi crescendo e se desenvolvendo até que em 16 de julho de 1993 através da lei Nº 6.450 veio a emancipação política criando a cidade  de Tenente Laurentino Cruz RN,, nome dado em homenagem ao pai do Padre Sinval. Hoje Tenente Laurentino Cruz tem uma população

De 5.883 habitantes está situada a 229 Km de Natal tem um clima agradável devido a sua altitude de 730 metros acima do nível do mar. Economia é baseada no cultivo de cerais, pinha, caju, graviola, mandioca, criação de gado pequenos laticínios e o comercio .Dessa história podemos ressaltar a grandeza e o empreendedorismo do Padre Sinval e de seu grande e fiel  amigo o senhor Raimundo de Joãozinho que teve a determinação de trabalhar firme na construção da cidade.

Damiana e Raimundo de Joãozinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo