Vitória da Conquista: Nesta sexta-feira, dia 16, Sheila Lemos apresentará o projeto Governando com as Pessoas em colaboração com a Prefeitura de Salvador

Na sexta-feira, dia 16, será lançado o projeto Governando com as Pessoas, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Salvador e a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. 

A cerimônia de assinatura do termo de cooperação técnica ocorrerá às 10h30 no auditório Lúcia Dórea (Cemae), com a presença da prefeita Sheila Lemos, do ex-prefeito de Salvador ACM Neto, do prefeito Bruno Reis, do secretário de Governo da Prefeitura de Salvador, Cacá Leão, e outras lideranças políticas.

O projeto Governando com as Pessoas tem como objetivo principal o desenvolvimento de mecanismos de participação popular efetiva por meio de consultas realizadas nos bairros de Vitória da Conquista. Essa iniciativa foi inspirada no programa “Ouvindo Nosso Bairro”, implementado pela Prefeitura de Salvador.

Cada cidadão terá a oportunidade de sugerir até três obras prioritárias para o seu bairro. As sugestões mais votadas passarão por análise técnica e de viabilidade econômica. Após essa etapa, as sugestões viáveis serão aprovadas. Em seguida, será realizada uma votação totalmente digital para escolher as três obras principais que serão executadas, e a Prefeitura entrará em ação.

Uma das vantagens desse método é a otimização dos recursos disponíveis e a promoção da democracia participativa efetiva, diferentemente de abordagens menos práticas que envolvem uma grande quantidade de reuniões sem um plano participativo bem definido. O propósito é ouvir os cidadãos e executar as obras consideradas mais urgentes de acordo com a visão deles.

Assim que o termo de cooperação for assinado, o trabalho será iniciado imediatamente. As secretarias de Governo de ambos os municípios indicarão representantes para colaborar no sentido de reduzir ao máximo o tempo entre a elaboração do projeto e sua implementação. Tanto o secretário Cacá Leão, de Salvador, quanto Geanne Oliveira, de Conquista, já concordaram sobre a importância de promover uma transferência efetiva de conhecimento e experiência.

Matéria extraida de informações do site da PMVC