Vitória da Conquista: Disputa pela Presidência da Câmara Municipal Esquenta
Foto: Edição BDA
A corrida para a presidência da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista na próxima legislatura está em pleno vapor. Com a eleição se aproximando, os candidatos intensificam suas articulações em busca de apoio, deixando o cenário político local cada vez mais agitado.
Entre os nomes que já surgem como principais concorrentes estão o atual presidente Ermínio de Oliveira, o ex-presidente Luiz Carlos Dudé, além dos vereadores Ivan Cordeiro e Edivaldo Ferreira Júnior. Recentemente, um novo nome entrou na disputa: Diogo Gomes, ex-diretor do Hospital Esaú Matos, que foi eleito como vereador com a maior votação nas eleições de 2024 pelo União Brasil.
A eleição para a presidência da Câmara ganha ainda mais relevância diante da possibilidade de o próximo presidente assumir a prefeitura no início da legislatura, caso a prefeita Sheila Lemos não consiga reverter o processo de inelegibilidade em curso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O julgamento pode resultar na necessidade de uma eleição suplementar para o cargo de prefeito.
Diante desse cenário, os candidatos estão mobilizando seus esforços e construindo alianças para garantir a presidência da Câmara, que pode se tornar uma posição ainda mais estratégica na política local nos próximos meses.
A disputa promete ser acirrada, com os concorrentes já trabalhando intensamente para angariar o apoio dos demais vereadores, de olho não apenas na presidência, mas também na possibilidade de comandar o Executivo municipal.