A marca superou a de 40,4°C do último domingo (12), medida na Vila Militar
Foto: Facebook/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
As altas temperaturas no Rio de Janeiro seguem castigando cariocas e turistas. Hoje por volta das 13h desta quinta-feira (16), o Rio registrou a temperatura mais alta do ano, com 40,6°C, registrada na estação meteorológica de Marambaia, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A marca superou a de 40,4°C do último domingo (12), medida na Vila Militar.
O sistema Alerta Rio, da Prefeitura do Rio de Janeiro, também indicou a sensação térmica no município, com destaque para os 53,3°C sentidos na estação Jardim Botânico. Esse número, no entanto, não foi o recorde, uma vez que na terça-feira (14) a sensação térmica registrada na estação de Guaratiba foi de 58,5°C.
Este foi o maior índice já registrado no município desde que o sistema Alerta Rio começou a fazer a medição, em 2014. De acordo com o órgão, a sensação térmica considera em seu cálculo a temperatura do ar e a umidade relativa.
O Rio, por sinal, foi a única capital com temperatura acima dos 40°C nesta quinta. Na sequência ficou Cuiabá (MT), que vinha sendo a capital mais quente na atual onda de calor, com 39,8°C, e Teresina (PI) e Goiânia (GO), ambas com 38,3°C.