Após passar por Salvador e Paulo Afonso, o presidente segue para Ipojuca, no litoral de Pernambuco, onde deve visitar a refinaria Abreu e Lima
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula desembarca nesta quinta-feira (18) em Salvador, onde participará da assinatura da implantação do Centro Tecnológico Aeroespacial do estado (Senai-Cimatec). No mesmo dia, o presidente segue para Paulo Afonso, cidade localizada no sertão baiano, a 460 km da capital, para a inauguração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Trata-se da primeira série de viagens do ano. A visita é parte de um ambicioso giro que deve percorrer as 27 unidades da federação até o final de junho, já de olho na formação de palanques regionais para as eleições municipais.
Logo depois de Salvador e Paulo Afonso, o presidente segue para Ipojuca, no litoral de Pernambuco, onde deve visitar a refinaria Abreu e Lima (Rnest), da Petrobras.
A conclusão de parte das obras da unidade está prevista no novo PAC, lançado por Lula no ano passado. Anunciada em 2005, a refinaria seria construída em parceria com a estatal de petróleo venezuelana PDVSA, mas teve as obras paralisadas em 2015, em decorrência das investigações da Operação Lava Jato.
Programação – Na sexta-feira (19), Lula segue para a cidade de Abreu e Lima, na região metropolitana do Recife, onde participará da Cerimônia de Troca do Comando Militar do Nordeste (CMNE). Além dos estados do Nordeste, a expectativa é que Lula visite Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina até o final de janeiro.
No mesmo dia, o presidente ainda desembarca em Fortaleza para o lançamento da pedra fundamental do campus estadual do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), uma das mais renomadas instituições de ensino do país. Também devem participar do encontro o ministro da Defesa, José Múcio, e o aliado e governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT).