CURIOSIDADESVitória da Conquista

Casados há 74 anos em Vitória da Conquista: idoso de 104 anos e mulher de 94 têm 5 filhos, 18 netos e 24 bisnetos

Dois idosos que moram no município de Vitória da Conquista, o Sudoeste Baiano, estão casados há mais de sete décadas. Eles têm cinco filhos, 18 netos e 24 bisnetos. Clóvis Pereira, de 104 anos, e dona Maria Pereira, de 94 anos, foram um dos primeiros moradores que chegaram ao povoado de Estiva, onde residem desde a década de 60. Na parede de casa, os quadros reforçam o que é fácil de perceber: a família é o bem maior e a alegria do casal.  Os dois lavradores são retrato fiel do povo sertanejo: família grande, orgulho da roça e muita vitalidade.

Uma vez por semana, o casal recebe todos os filhos, netos e bisnetos em casa. “Para mim, é uma honra, um privilégio, ter meu pai com 104 anos, minha mãe com 94. Agradeço a Deus todos os dias”, afirma a filha Noemia Pereira. “É um orgulho muito grande de ver meus avós nessa idade e a gente poder acompanhar eles. A gente vem aqui na casa, vê a alegria deles nos receber. É um orgulho tê-los conosco ainda”, afirma a neta Livia Carvalho. Ativo, seu Clóvis acorda sempre cedo e, como de praxe, vai direto colocar a lenha no fogão.

Dona Maria vem logo em seguida colocar a água no fogo água para fazer o café. Depois, o idoso deixa a mulher em casa e vai cuidar do que mais gosta: a plantação. Pega a enxada, capina e molha as plantas. Diz que são hábitos que o fazem lembrar do passado, da época em que a plantação era farta e maior do que a de hoje. “Tinha feijão, milho, esse mundo todo aqui era roça minha”, diz.  Clóvis diz que o segredo para viver muito está em Deus e em uma comida que ele adora. “O segredo é Deus, que dá a sorte a gente. E tem que comer mocotó, que dá sustância e prolonga a vida da pessoa”.

 

 

Fonte: Blog do Anderson

 

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *