Vitória da Conquista

Vitória da Conquista continua entre as 5 melhores cidades em saneamento e Embasa promete mais investimentos

Vitória da Conquista continua se destacando no quesito saneamento básico. De acordo com o Raking 2019 do Instituto Trata Brasil, é a 5ª cidade do país  e a 1ª do Norte Nordeste com melhores indicadores. Em entrevista ao BConquista, Joselito Pires, gerente da unidade regional da Empresa Baiana de Àgua e Saneamento(EMBASA), conta que é uma determinação do Governo do Estado manter Conquista entre as melhores colocadas do ranking e fala sobre novos investimentos.

Pontuação geral – Dos 10 pontos possíveis no Ranking de Saneamento Básico, Vitória da Conquista obteve 8,88, alcançando nota máxima (0,5 pontos) em atendimento total de água, o que equivale a uma cobertura de 100%.

A cidade conta também com 86,81% de atendimento total de esgoto e 96,74 % de indicador de atendimento urbano de esgoto.

Investimento – No quesito investimento durante os último 5 anos, Conquista também pontua bem: 0,80, sendo que a nota máxima é 1,0. Segundo o Trata Brasil, a Embasa investe 35,65 % em relação a sua arrecadação. Franca, cidade paulista que lidera o ranking investe 50, 34 % da sua arrecadação total.

Segundo Joselito Pires, gerente da unidade da região de Conquista, há uma determinação Governo do Estado da Bahia para manter a cidade entre as melhores saneadas do país, por isso os investimentos continuarão. Ele cita a Barragem do Rio Catolé que está sendo iniciada e ampliação do sistema que está sendo licitada, obra na ordem de R$ 70 milhões que deve ser iniciada no próximo ano. “Vão ser construídas diversas adutoras, elevatórias novas, automação do sistema, seis elevatórias novas que serão construídas para ter acumulo de água e atender a população principalmente dos bairros periféricos”, detalha.

Joselito Pires de Lima, gerente da EMBASA Foto: Blog do Anderson

Ampliação do sistema – Joselito afirma ainda que a Embasa está realizando 150 novas ligações de esgoto ao mês, e recentemente foram instaladas duas novas elevatórias de esgoto que vão atender mais 700 ligações.

Desperdício de água –  Apesar do indicadores positivos do saneamento básico, Conquista está entre as cidades com maior número de perda de água que foi tratada e fornecida para o consumo, mas que se perdeu em vazamentos. Joselito confirma que há um desperdiço maior do que a Embasa gostaria, mas que estão sendo realizados investimentos na automação do sistema  e na nova setorização para que os bairros não tenham pressões elevadas e isso provoque vazamentos.

Participação Popular – O gerente da Embasa reconheceu também que é necessário reduzir o tempo de correção de vazamento, e para isso conta com o apoio da população. “ Relatar a ocorrência de vazamentos através do 0800 é muito importante para que a Embasa possa fazer no menor espaço de tempo a correção devida”, disse. Segundo Joselito, o principal canal para a população entrar em contato é através do número 0800 0555 195, mas há também aplicativo da empresa  e lojas de atendimento no SAC e no Complexo Cultural Glauber Rocha.

blitzconquista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo