Vitória da Conquista

ACOLHER

A Acolher é uma Organização sem fins lucrativos e sem vínculos políticos ou religiosos, que atua, por meio do voluntariado, na cidade de Vitória da Conquista – BA, desde março de 2019. Me chamo Naiara, sou fundadora e responsável da Acolher, idealizei esse grupo e trabalho não me inspirando em algo ou alguém, de início, mas pelo fato de perceber que há muito próximo de nós, pessoas em carência de itens mínimos de sobrevivência, o incômodo talvez, foi o que me “inspirou”, as pessoas têm ainda muito intrínseco que a pobreza tá no interior mais profundo do Nordeste, mas não olha ao lado, na própria cidade, bairro, etc… O grupo objetiva amenizar as dores dos menos vistos e, por meio de ações solidárias, está em constante busca pela justiça social, nos mais diversos setores: comunidades carentes, lares de acolhimento, causa animal, pessoas em situação de vulnerabilidade social, tudo isso sob os principais pilares da Acolher: respeito e comprometimento. Também, temos como grande propósito apoiar demais grupos e causas, servindo mesmo como uma rede de apoio, e ajudar no que possível, para que assim, espalhemos o verdadeiro significado de solidariedade e parceria.
Atualmente, o grupo vem atuando com algumas ações pontuais, entre elas: arrecadação de agasalhos para moradores de rua; multirão de doação de sangue; arrecadação de cestas básicas, roupas, material escolar e demais itens de necessidades básicas, para serem doados aos setores citados acima.
O propósito futuro da Acolher é ampliar essas atividades, de forma que interfira diretamente na promoção da cidadania e inclusão do setores atendidos pelo grupo, como ações voltadas à educação; entretenimento; profissionalização; palestras; feiras de saúde; e atividades culturais e esportivas. Mas, para que possamos continuar e ampliar esse trabalho cheio de amor e boas intenções precisamos da ajuda e do empenho de cada um que se proponha a embarcar nessa viagem conosco, acreditando sempre no nosso poder de transformação. Contamos exclusivamente com o trabalho dos voluntários que exercem funções como; divulgação em redes sociais, contribuição e arrecadação de itens das campanhas, realização de atividades práticas nas ações, entre outros. Para se tornar um voluntário não há nenhum pré-requisito, senão, o desejo do mesmo de fazer parte. Temos um grupo de Whatsapp e contamos com mais e 100 pessoas, tendo em média em torno de 50 ativas constantes. Precisamos de ajuda de parceiros, para continuar com o trabalho, que possam nos ajudar a possibilitar melhor atendimento às pessoas que acolhemos. Já acolhemos mais de 250 famílias, divididas entre as comunidades Santa Marta, Boqueirão, José Gonçalves, bairros Lagoa das flores, Conveima, entre outros, de famílias que nos solicitam ajuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo