Vitória da Conquista

Rui Costa inaugura pista de pouso do Aeroporto Glauber Rocha

O governador da Bahia Rui Costa (PT) esteve hoje (18) em Vitória da Conquista para a entrega da obra do Aeroporto Glauber Rocha e vistoria de outras obras como a Policlínica Regional e construção da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case). A comitiva do Estado pousou no aeroporto Pedro Otalício, mas se deslocaram ao novo aeroporto de onde Rui decolou para Ilhéus, inaugurando assim a pista de pouso.

A inauguração oficial do Glauber Rocha está prevista para o próximo dia 23. Como divulgado pelo BConquista, o presidente Bolsonaro exigiu que o avião presidencial fosse o primeiro a pousar no novo aeroporto. No entanto, com a vinda antecipada de Rui Costa a pista já foi inaugurada.

A visita do governador foi acompanhada de vários secretários do Estado, do ex-prefeito Guilherme Menezes, do senador Jacques Wagner, dos deputados José Raimundo Fontes, Fabrício Falcão e Waldenor Pereira, além de prefeitos da região.

Aeroporto Glauber Rocha – A obra do novo aeroporto foi integralmente executada pelo Governo do Estado. A construção do equipamento, que contou com recursos estaduais e da União, foi coordenada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra). Com estrutura moderna, projetada para receber aeronaves de grande porte, o novo aeroporto começa a operar, a partir do dia 25, fortalecendo a atividade econômica e o desenvolvimento do sudoeste baiano.

O novo equipamento vai ter o dobro de capacidade do antigo aeroporto, podendo ampliar para sua movimentação para 500 mil passageiros até 2020. Outra novidade é que o Glauber Rocha também vai receber grandes aeronaves (Boeing 737-800) e minimizar as interferências climáticas nos pousos e decolagens por ter equipamentos mais avançados de navegação aérea.

Foram investidos cerca de R$ 106 milhões na obra, com mais de R$ 31 milhões do orçamento do Governo da Bahia. Os recursos do Governo Federal foram assegurados durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff e repassados até o ano de 2018, quando foram transferidos os últimos valores ao Governo do Estado para conclusão das intervenções.

Os investimentos foram aplicados em desapropriações, elaboração de projetos, obras das pistas de pouso e terminal de passageiros, além de intervenções complementares como as vias de acesso até o novo equipamento.

A pista de pouso e decolagem tem extensão de 2.100 metros, podendo chegar até 3.200, e o pátio tem capacidade para até cinco aviões. O acesso ao Glauber Rocha tem 800 metros em pista dupla que ligam o entroncamento da BR-116 ao Aeroporto. A concessionária VDC Airport fará a gestão, manutenção e exploração das áreas e serviços do novo aeroporto, que terá grande impacto positivo não só na região, como em todo o estado, com a melhoria na logística, impulsionando ainda mais o turismo, a economia e os negócios.




Fonte: blitzconquista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo