Estilo de vidaVitória da Conquista

ACIDE comemora 30 anos na luta pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência

Associação Conquistense de Integração do Deficiente (Acide) comemora 30 anos de fundação neste mês de Setembro. Durante o mês, também se celebra a causa da inclusão das pessoas com deficiência em todo Brasil.

Atualmente a ACIDE conta com 350 associados, e durante os seus 30 anos de existência já atendeu cerca de 5 mil pessoas oferecendo aulas de braile, alfabetização, escrita e artesanato. A Associação também atua de forma estratégica fomentando a inclusão de alunos com deficiência visual nas redes públicas de ensino.

Em entrevista ao BConquista, Alana Santos, diretoria da instituição, conta que a ACIDE também realização um importante trabalho no combate ao preconceito. “A ACIDE trabalha na cobrança da acessibilidade, não apenas no que diz respeito ao andar nas ruas, mas também nas atitudes das pessoas para quebrar esse preconceito e discriminação com o deficiente visual”, pontou.

Alana Santos. Foto: Ascom PMVC

Alana relembrou que quando começou a sua vida escolar não havia em Conquista uma entidade para realizar esse trabalho de inclusão. “Então eu tive que sair, morei oito anos no Instituto de Cegos em Salvador. Quando eu voltei para Conquista eu fiquei com medo de não ter o mesmo suporte, mas aí eu encontrei a ACIDE”, contou.

Já Cláudio Figueira, que perdeu a visão há cerca de 5 anos, resistiu em conhecer a ACIDE, mas hoje é um dos mais ativos na Instituição. “Eu tinha preconceito de ser deficiente visual, mas hoje não, isso eu já quebrei. Se não fosse a ACIDE aqui para mostrar que eu poderia seguir minha vida normal, lógico com certas limitações, eu acho que eu poderia estar com depressão dentro de casa ou ter me tornado, sei lá, um alcoólatra, alguém que não tem foco e objetivo na vida”, relatou.

A Acide fica localizada na R. Siqueira Campos, 2000 – Candeias.  Telefone: (77) 3424-9954

blitzconquista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo