DESTAQUE

Vitória da Conquista: População reclama de UPA superlotada: “só atendem quando o paciente está à beira da morte”; direção explica o motivo

Imagem: arquivo

Criada para funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, e estar apta a resolver grande parte das urgências e emergências, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vitória da Conquista não estaria cumprindo esse papel, segundo usuários que buscam o local. “Só atendem quando o paciente está à beira da morte”, reclama a filha de uma paciente, que disse ter sido orientada a procurar um hospital.

O caso, segundo ela, poderia ter sido atendido na UPA, mas não foi o que aconteceu, ao contrário do que preconiza a função da UPA, ou seja; solucionar 97% das ocorrências na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos devem prestam socorro, controlar o problema e detalhar o diagnóstico.

O caos anunciado na UPA não é recente, mas tende a se agravar em vésperas de eventos, como os festejos juninos, por exemplo. A unidade deve estar pronta para suportar parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.

“Estou rodando a cidade pra minha mãe de 77 anos ser atendida, porque na UPA (alguém nos) mandou procurar os outros hospitais. No (hospital) Unimec a moça da triagem disse que lá só ia dar dipirona ela. O (hospital) São Vicente lotado. Isso é falta de respeito com a população”, protestou uma leitora, por meio das redes sociais.

UPA é uma espécie de “baliza” entre centro de saúde e hospitais, com mais recursos do que um posto de saúde. A gravidade do risco, e não a ordem de chegada, determina a rapidez com que o paciente será atendido.

O QUE DIZ A ASSESSORIA DA UPA – Em contato com a reportagem do Sudoeste Digital, a assessoria da UPA informou que realmente o atendimento está restrito devido a reformas na unidade e que isso foi informado à população. Destacou, ainda, que alguns perfis não estão sendo atendidos na UPA.

CHVC – COMPLEXO HOSPITALAR DE VITÓRIA DA CONQUISTA

UPA – UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO

ESTIMADO USUÁRIO

VISANDO A MELHORIA NA ESTRUTURA DA UNIDADE, INFORMAMOS A TODOS QUE NO PERÍODO DE 30 (TRINTA) DIAS ESTAREMOS COM NOSSA CAPACIDADE LIMITADA PARA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS, CONSIDERANDO A NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO DE REFORMA PARA MELHOR ATENDERMOS AOS NOSSOS USUÁRIOS.

QUANTO AO PERÍODO DE REFORMA NESTA UNIDADE, FICA RESTRITO O ATENDIMENTO A PACIENTES CLASSIFICADOS COMO VERMELHOS E AMARELOS.

PACIENTES COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO VERDE E AZUL SERÃO ENCAMINHADOS A OUTRAS UNIDADES DO MUNICÍPIO.

AGRADECEMOS A SUA COMPREENSÃO RESSALTANDO QUE TODA A AÇÃO VISA A MELHORIA DA ESTRUTURA E QUALIDADE DO ATENDIMENTO AO PACIENTE.

OBS: PROMOTORIA DE JUSTIÇA E SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE VIT. DA CONQUISTA ESTÃO CIENTES.

AGUARDE O SEU ATENDIMENTO E/OU ENCAMINHAMENTO!

do SUDOESTE DIGITAL 

Botão Voltar ao topo