A Central de Monitoramento Muralha Digital, em Vitória da Conquista, será oficialmente inaugurada nesta sexta-feira (20), com o objetivo de promover maior segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes na cidade. Localizada no prédio da Caixa Econômica Federal, na Avenida Juracy Magalhães, onde funciona o Hub Conquista, a central começará a operar a fiscalização eletrônica a partir de 1º de janeiro. A iniciativa visa enfrentar o crescimento de acidentes na cidade, que registrou 2.683 ocorrências com vítimas entre janeiro e novembro deste ano, um aumento de 23,64% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A estrutura contará com 40 câmeras de videomonitoramento e radares de velocidade instalados em pontos estratégicos de Vitória da Conquista. Atualmente em fase experimental, a rede de monitoramento está passando por ajustes e será ampliada para atender as Zonas Norte, Sul, Leste e Oeste. As câmeras são equipadas com recursos de movimentação horizontal e vertical, além de zoom, permitindo videomonitoramento em tempo real. O sistema será conectado a bancos de dados que possibilitam identificar veículos com pendências criminais ou restrições.
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) ficará responsável pela coordenação das operações, em parceria com órgãos como a Guarda Civil Municipal (GCM), SAMU, Defesa Civil e Gerência Municipal de Posturas. Inicialmente, o foco será a fiscalização dos limites de velocidade para reduzir acidentes, mas, em uma segunda fase, a tecnologia será usada para monitorar outros comportamentos dos motoristas.
Além de contribuir para a segurança no trânsito, a Muralha Digital reforçará ações de segurança pública, colaborando com as Polícias Militar, Civil e Federal. As informações coletadas seguirão os protocolos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), com armazenamento de vídeos por até 30 dias e de eventos por até um ano.
O sistema, implementado pela Atlanta Tecnologia da Informação Limitada, foi contratado pela Prefeitura com o objetivo de fortalecer a capacidade de resposta a emergências e tornar Vitória da Conquista uma cidade mais segura e moderna.