Foi realizado na manhã desta terça-feira (20), no auditório da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista, uma audiência para a discussão da criação e implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Catolé.
Participaram o Inema, o Ministério Público Estadual, representantes da sociedade civil, de órgãos públicos e instituições de ensino, como a própria Uesb. Vitória da Conquista, foi representada pelas secretarias municipais do Meio Ambiente (Semma), de Desenvolvimento Rural (SMDR), Desenvolvimento Econômico (SMDE) e a Procuradoria-Geral do Município.
Mais seis municípios que compõem a bacia hidrográfica estiveram presentes no encontro, Barra do Choça, Caatiba, Itambé, Itapetinga, Planalto e Nova Canaã.
Segundo a secretária municipal do Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, o comitê terá como uma de suas funções a preservação do Rio Catolé Grande e a responsabilidade de decidir sobre importantes pontos na gestão hídrica de uma região.
” O comitê visa a preservação da bacia do Rio Catolé e tem o objetivo administrar da melhor forma os recursos hídricos que provém dessa bacia que percorre os municípios. Todos eles fazem parte desse comitê, cada um trabalhando da forma que pode para recuperar as áreas já degradadas e manter a preservação dessa área”, destaca Ana Cláudia.