SAÚDE

Vitória da Conquista registrou 25 casos de gripe H1N1 este ano; confira outros números

Foto: Romildo de Jesus

Muitas doenças continuam matando a população diariamente, a exemplo de gripe, meningite, dengue, entre muitas outras. A gripe H1N1 é uma enfermidade que ocorre todos os anos e está entre as viroses mais frequentes em todo o mundo, além de ter sérios riscos de possíveis complicações respiratórias que podem levar o paciente a óbito.

Os registros da Sesab notificam 92 municípios com alto índice de doenças virais como a gripe H1N1, em destaque vem Salvador com 182 (40,8%), Feira de Santana com 43 (9,6%) e Vitória da Conquista com 25 (5,6%). Os maiores coeficientes de incidência da doença foram em crianças de zero a quatros anos, e o maior índice de letalidade em idosos na faixa etária entre 70 a 79 anos (37,5% ).

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), informou que na Bahia, de janeiro até o mês de setembro de 2023, foram notificados 8.742 casos de doenças respiratórias, sendo 446 casos para Influenza (5,1%). Foram registrados também, 534 óbitos e dentre eles, 37 por Influenza (6,9%).

O H1N1 é um tipo de vírus que também pode ser chamado de influenza H1N1, gripe H1N1, influenza A e de vírus H1N1. É uma variação de vírus da gripe responsável por causar a gripe suína, que recebeu esse nome por afetar porcos ao mesmo tempo em que afetava os seres humanos.

Na capital baiana, houve um aumento de 161 casos da gripe e uma redução de 15 óbitos em comparação ao ano de 2022 e 2023

A gripe H1N1 pode causar sérias complicações, principalmente, em crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com comprometimento da saúde (portadores de doença respiratória ou cardíaca, obesidade, entre outras). Por ser uma doença viral transmitida principalmente, através de tosse ou espirro das pessoas infectadas, é importante ficar atento aos sintomas que inicialmente podem ser confundidos como uma gripe comum, mas se evoluir para um quadro grave pode ser fatal. O vírus pode sobreviver por duas a oito horas em superfícies contaminadas, então é imprescindível ter o hábito de lavar as mãos com frequência para reduzir as chances de contaminação.

O infectologista, doutor Roberto Badaró informa os principais sintomas da doença. “A gripe H1N1 se parece muito semelhante a Covid, geralmente acomete mais as crianças, adolescentes e idosos. O paciente começa com febre de 37°a 38° graus que dura uns dois a três dias, depois pode vir a tríade gripal que é a coriza, tosse seca e lacrimejamento. Caso o paciente não melhore, pode evoluir para uma pneumonia viral extensa, levando a insuficiência respiratória, isolando o paciente na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). E em algumas vezes o indivíduo pode vir a óbito.”, explica o médico.

O principal tratamento de prevenção da influenza H1N1 é a vacinação. Ela é capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus influenza reduzindo o risco de formas graves da doença, então é muito importante se vacinar para proteger a si mesmo e ao próximo.

“Hoje temos a vacina que é uma ótima prevenção imunológica desta enfermidade, e indico ter hábitos higiênicos como lavar a mão, uso da máscara se estiver gripado. E manter uma alimentação saudável para inibir outras possíveis doenças.”, sinaliza o infectologista,

Além da vacina, prevenção da gripe H1N1 segue as mesmas regras da prevenção de qualquer tipo de gripe, como: evitar manter contato com pessoas que estejam infectadas, lavar sempre as mãos com água e sabão e evitar levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca, é importante o uso do álcool-gel, ter uma alimentação saudável, não compartilhar utensílios de uso pessoal e se necessário, utilizar máscara em ambientes fechados. | Tribuna da Bahia

Botão Voltar ao topo