SAÚDE

Vitória da Conquista:Notificações de dengue, zika e chikungunya reduziram nos últimos meses no município

Ao longo desses sete meses de 2023, foram registrados, em Vitória da Conquista, o total acumulado de 3.077 notificações suspeitas de arboviroses, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, das quais 763 foram confirmadas para dengue, 310 para chikungunya e 12 para zika. Outros 1.179 casos foram negativos para arboviroses e 492 ainda aguardam resultado laboratorial.

Ainda no fim do mês de junho, após conclusão de investigações, a Câmara Técnica das Arboviroses da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou que o óbito de um morador do município, de 62 anos, ocorrido no dia 18 de maio, foi causado por dengue grave.

De acordo com a coordenadora do Programa de Controle de Endemias, Gabriela Andrade, o período com maior pico de notificações foi entre os meses de janeiro e maio. Desde junho, as notificações vêm caindo, com registro de 202 casos no mês de junho, para 134 no mês de julho. “Por conta do frio, observamos uma redução no número de ocorrências, mas, mesmo assim, ainda estamos tendo alguns casos de pessoas com dengue em estado mais grave. É importante lembrar que o clima instável do município também propicia a proliferação do Aedes, por isso não podemos baixar a guarda”, afirmou Gabriela.

A SMS recomenda que o combate ao mosquito seja feito o ano inteiro e pede o apoio da população para verificar, sempre, a vedação dos reservatórios de água e fazer a limpeza nos quintais para evitar o acúmulo de água parada e que possa servir de criadouro para o mosquito.

Para denunciar a situação de risco, entre em contato com o Centro de Controle de Endemias pelo número: (77) 3429-7419, que os agentes irão até o local para fazer a vistoria.

Botão Voltar ao topo