Política

PDT oficializa a pré-candidatura de Ciro Gomes a presidente

O lema da campanha, divulgado nesta sexta, será ”a rebeldia da esperança”

Em convenção nacional, o PDT confirmou na tarde desta sexta-feira (21), em Brasília, a pré-candidatura do ex-governador do Ceará Ciro Gomes à Presidência da República. O evento também foi marcado por homenagens ao ex-governador do Rio Grande do Sul Leonel Brizola, fundador do PDT, que morreu em 2004. Se vivo, Brizola completaria 100 anos neste sábado (22).

“Acabamos de aprovar a pré-candidatura de Ciro Gomes, por unanimidade, por aclamação”, anunciou o presidente nacional do PDT e ex-ministro, Carlos Lupi. O lema da campanha, divulgado nesta sexta, será “a rebeldia da esperança”.

“Ciro é o mais rebelde dos políticos brasileiros. É um que traz a esperança de que é possível transformar o Brasil. Foi a rebeldia que fez com que Ciro realizasse, como governador, o que muitos diziam ser impossível”, disse o presidente do PDT.

Lula seria o principal herdeiro dos votos de Ciro Gomes, aponta pesquisa
Vídeo: após reclamar de falta de debate, Sergio Moro se nega a conversar com Ciro Gomes
Em mensagem de Natal, Ciro Gomes destaca lado revolucionário de Jesus
Aqui, onde Renan é esteio moral e Ciro Gomes é um poço de sensatez, Guido Mantega seria um ótimo ministro da Economia

Ciro Gomes trabalha para ter Marina Silva como sua vice, diz jornalista
O que Ciro Gomes tem feito para viabilizar sua candidatura à presidente?
Em pronunciamento no evento, Ciro fez ataques ao presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem acusou de conduzir uma “política genocida” durante a pandemia. E também ao ex-presidente Luiz Inácio da Lula (PT), de quem Ciro já foi ministro.

“Collor escancarou a porteira, Fernando Henrique preparou a mesa do banquete e Lula condimentou melhor os pratos. Depois de servir os tubarões, Lula distribuiu, com compaixão de filantropo, as sobras para os mais pobres. Por mais que tivessem personalidades e estilos diferentes, estes presidentes repetiram – e querem continuar repetindo – a mesma história. O mesmo modelo econômico e a mesma governança apoiada no conchavo e na corrupção”, disse Ciro.

Entre os presentes no ato de lançamento da pré-candidatura de Ciro Gomes, estavam Cid Gomes (PDT-CE), senador; André Figueiredo (PDT-CE), deputado; Roberto Cláudio, ex-prefeito de Fortaleza (CE).

Ciro Gomes já foi candidato à Presidência em 1998, 2002 e 2018. Ficou em terceiro lugar em duas disputas, mas nunca conseguiu chegar ao segundo turno. No pleito mais recente, em 2018, teve como vice a senadora Kátia Abreu (TO). A chapa recebeu 13,34 milhões de votos e ficou em terceiro lugar, com 12,47%. do UOL

Confira o clipe da pré-campanha que foi lançado pela equipe de Ciro:

Botão Voltar ao topo