Política

Lula recebe Lira para conversa fora da agenda e em meio à ameaça de pautas-bomba

Presidente da Câmara havia criticado articulação do governo e chamado Padilha de ‘incompetente’

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Lula (PT) recebeu o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para uma conversa no Palácio da Alvorada, na noite de domingo (21). A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo na noite desta segunda (22).

Segundo a publicação, o encontro acontece em meio à crise entre os Poderes, com Lira criticando publicamente o responsável do governo pela articulação política, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Lira chegou a afirmar que o ministro era um “desafeto pessoal” e “incompetente”.

O governo também busca melhorar a relação com o Congresso Nacional, com o risco de sofrer derrotas que podem afetar o equilíbrio das contas públicas.

A conversa foi confirmada à Folha por um interlocutor no Palácio do Planalto e por aliados do presidente da Câmara. O encontro não constava na agenda pública nem de Lula nem de Lira.

Segundo interlocutores de Lira, o presidente da Câmara teria dito que a conversa foi “boa” e que ele teria ressaltado diversas vezes que seus problemas são com Padilha. Ele disse não ter dificuldades em se encontrar e conversar com o presidente da República.

Na semana passada, Lula indicou a aliados que pretendia se encontrar com Lira e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O mandatário também quer reuniões com ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

Além da briga com Lira, o governo vive um momento delicado com o risco de avanço da pauta-bomba, que pode ter impacto bilionário para as contas públicas. O principal item é a PEC (proposta de emenda à Constituição) que turbina o salário de juízes e promotores, com custo anual de cerca de R$ 40 bilhões.

Por isso Lula também já comunicou a aliados que pretende se encontrar com Pacheco nos próximos dias. O senador mineiro é um dos patrocinadores da proposta e vem defendendo publicamente e trabalhando nos bastidores por ela há mais de dois anos.

Botão Voltar ao topo