DESTAQUE

CONCERTO DE OUTONO: Elomar e Titane abrem em Conquista turnê pelo Brasil

Rossane Nascimento, da assessoria de Imprensa de Elomar
Fotos: Kika Antunes

O cantor, compositor e violonista Elomar Figueira recebe neste projeto de circulação a cantora mineira Titane. Com vários discos gravados, o mais novo trabalho da cantora marca um tempo inédito em sua carreira ao se dedicar à obra de um único compositor. Depois de aclamados pedidos, após lançamento do CD Titane Canta Elomar em março de 2017, os dois saem em circulação pelo Brasil, em um lindo encontro. Eles dividem o palco fazendo canções de Elomar, que trata de castelos, rainhas e princesas, do mundo encantado do Medievo, da Estrada das Areias de Ouro, da Ibéria, de tempos atrás.

A primeira vez que Titane cantou com Elomar foi no final de 2016, em Belo Horizonte, em um concerto de comemoração aos 80 anos do artista. “Elomar é um cavaleiro encantado, um dos maiores compositores da história da música brasileira. Ter minha voz soando em duo com a voz dele, recebê-lo no palco me enche de alegria e encantamento! Fico orgulhosa por podermos oferecer este encontro ao público do Brasil”, diz Titane. Na segunda vez, se encontraram no palco, na Sala Minas Gerais, em 8 de dezembro de 2018, no concerto “Titane Em Noite de Santo Reis”, com nome que alude à canção composta por Elomar e lançada em 1986.

No Concerto de Outuno, o público vai matar vai saudade ao conferir no repertório clássicos de Elomar, como Arrumação, Campo Branco, Clariô, Faviela, Corban e Cantiga de Amigo. Canções interpretadas na inconfundível voz de barítono de Elomar e na voz da cantora. Titane vai cantar também pela primeira vez com esse trio algumas canções do repertório do recém-lançado CD “Titane Canta Elomar”. “É uma oportunidade rara para uma cantora de música popular cantar um repertório de música brasileira, composto por Elomar, em circulação nacional, tão importante para o cenário musical, e acompanhada por esse trio de músicos incríveis”, explica.

SOBRE ELOMAR

Compositor, violonista e cantor, Elomar Figueira Mello nasceu na cidade baiana de Vitória da Conquista e aprendeu a tocar violão ainda garoto. Gravou seu primeiro compacto em 1968, um disco independente com as faixas autorais O Violeiro e Canção da Catingueira. Boa parte de seus textos musicais é escrita em linguagem dialetal sertaneza (sic); título de linguagem atribuída por ele mesmo. Com sua forma autêntica de tocar o violão, muitas vezes alterando a afinação do instrumento, Elomar se tornou uma grande referência na música brasileira. Sua proposta poética revela e faz alusões permanentes a valores artísticos fundados nas tradições europeias, sobretudo, as medievais e ibéricas, assim como ao universo judaico e cristão.

Surgem assim em seus poemas cavaleiros, nobres intrépidos, donzelas, princesas, menestréis, castelos, corcéis e valores como honra, coragem e amor. Para narrar esse imenso universo, ele utiliza formas clássicas da cultura erudita como o romance, épicos, autos e antífonas. No entanto, todo esse mundo é filtrado e recriado pelo imaginário sertanejo nordestino. A cultura oral e popular, assim, se impõe para contar as histórias da gente do sertão.

SOBRE TITANE

Em 30 anos de trajetória, Titane pautou seu percurso por escolhas rigorosas. Do repertório aos arranjos, tudo sempre foi feito para desafiar os limites de sua interpretação, sustentada por uma voz afiada como lâmina. Titane vai além dos padrões convencionais do mercado criando desde as “Minas Gerais nacionais” – como se refere o jornalista Pedro Alexandre Sanches ao citar sua representatividade na cena brasileira mesmo atuando fora do eixo Rio-São Paulo –, dando sua interpretação original à obra de diferentes compositores brasileiros.

Intérprete por excelência, desde seu primeiro disco (1985) alia canções inéditas de compositores contemporâneos ao cancioneiro popular. Em Inseto Raro (1996) gravou inéditas de Chico César, Lenine, Luiz Tatit, Maurício Pereira, André Abujamra e canções de domínio público.

Com o disco Sá Rainha (2000) protagoniza junto a outros artistas da sua geração o momento de gestação de uma música fundada em elementos afromineiros, segmento que hoje está em plena expansão. Ainda nesta seara, com o show cênico musical Titane e o Campo das Vertentes (a partir do qual produziu DVD (2012) e livro (2015)) permanece sintonizada afetiva e culturalmente coma sua cultura de origem, evoluindo como artista de seu tempo, revelando a contemporaneidade da produção artística dos rincões do Brasil.

Com o disco ANA (2008) Titane surpreende ao apresentar uma coletânea da nova cena musical mineira experimentando outras alturas para o seu canto em uma interação suave com as tecnologias. Com Tulio Mourão vem apresentando os shows-manifesto do disco Paixão e Fé (2015), em que refletem sobre a mineração e o direito à vida. Seu mais novo disco Titane canta Elomar (2018) marca um tempo inédito em sua carreira ao se dedicar à obra de um único compositor.

FICHA TÉCNICA:
Elomar – voz e violão
Titane – voz
João Omar – violão e violoncelo
Hudson Lacerda – violões

Dia 25 de maio no Mediterrâneo, as 20h. 
Ingressos limitados, na Rossane Comunicação.
Rua Siqueira Campos 578, Recreio.

Se preferir, adquira o ingresso on line:
http://rossanecomunicacao.com.br/web/elomar-e-titane/

Informações: atendimentorossane@gmail.com 77-3421-4881

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo