SAÚDEVitória da Conquista

Comissão de Saúde encontra sala “entupida” de medicamentos vencidos no Almoxarifado Central da prefeitura de Conquista; em unidades faltam medicamentos

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal visitou, na manhã desta quinta-feira, 22, o almoxarifado central da Prefeitura de Vitória da Conquista para apurar denúncias sobre a existência de medicamentos vencidos armazenados no local. Os vereadores Viviane Sampaio (PT), presidente da Comissão, e Cícero Custódio (PSL), relator, encontraram um grande volume de mediação vencida.

Os parlamentares foram recebidos por funcionários do local que informaram não ter autorização para o descarte dos medicamentos, os quais são armazenados em local à parte, enquanto aguarda para serem incinerados.

Viviane revelou ao BConquista que encontrou “uma sala totalmente entupida de medicação vencida”. A sala está fechada sem espaço para “colocar, sequer, uma caixa de medicação vencida”, destacou a edil.

De acordo com a vereadora, a decisão da prefeitura de retirar farmacêuticos das unidades de saúde da família gerou aumento de medicamentos vencidos no município. Ainda segundo Viviane, a sociedade precisa saber qual o valor em recursos públicos que será incinerado.

“Viemos aqui para saber o porquê de estarem estocando esses medicamentos que já não podem mais ser utilizados”, explicou o relator da Comissão, Cícero Custódio. Segundo ele, os funcionários do setor esclareceram que quando recebem produtos com validade próxima, encaminham para a Farmácia da Família onde existe uma demanda maior.

Ao receber os lotes, o Almoxarifado Central distribui os medicamentos para a zona urbana, rural, CAPS, Farmácia da Família, presídios, entre outros.

Fonte: blitzconquista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo