Bahia

Presidente da RHI Magnesita visita unidade de Brumado e destaca compromisso com a sustentabilidade

Entre os projetos ambientais/sociais visitados, Wagner Sampaio esteve no 1º viveiro de Mudas da companhia na América do Sul e na Horta Comunitária Pedra Viva. Líder global em refratários, a RHI Magnesita tem o compromisso de liderar também ações de práticas ambientais, sociais e de governança corporativa. Empenhado nesta missão social, o presidente da RHI Magnesita para a América do Sul, Wagner Sampaio, visitou a unidade de Brumado (BA), nos dias 16 e 17 de agosto para conversar com os colaboradores, com os moradores e para ver as principais ações realizadas pela companhia nas áreas de sustentabilidade e de desenvolvimento econômico das comunidades anfitriãs. “Tenho uma missão social enquanto Presidente Regional, de empregabilidade, de sustentabilidade, de relacionamento. Quero acompanhar de perto cada projeto da companhia e as vidas transformadas. Investimos constantemente em ações significativas, como reflorestamento, economia circular, carbono zero e o fortalecimento da economia local. Acreditamos que a RHI Magnesita cresce, quando o seu desenvolvimento está alicerçado também com o crescimento do seu território”, explica Sampaio. O presidente esteve no 1º viveiro de mudas da RHI Magnesita na América do Sul, localizado em Brumado (BA). No primeiro trimestre deste ano, a empresa realizou o plantio de cerca de 5 mil mudas de espécie nativa da caatinga, na área de recarga da Nascente da Alegria, como parte do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas. Outras 5 mil mudas foram doadas para a comunidade, em junho, em comemoração ao mês do meio ambiente. Já para o 2º semestre, estão previstas cerca de 18 mil mudas para plantio/ doação. No ano passado, 20 mil mudas de espécies nativas da caatinga foram plantadas pela RHI Magnesita na localidade.

O crescimento sustentável é parte integrante da estratégia global da RHI Magnesita, que é signatária do Pacto Global desde 2018 e tem o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A empresa também investe na educação ambiental para crianças e jovens da região, com palestras em escolas sobre a coleta seletiva e destinação adequada dos resíduos sólidos e orgânicos.

Horta Comunitária

AGOSTO/2023

Outro projeto que recebeu a visita do presidente foi a Horta Comunitária Pedra Viva, localizada na Comunidade Pedra Preta. Em um espaço de 2.500 m², pertencente à RHI Magnesita, os moradores da região plantam hortaliças, leguminosas, milho, banana e outras espécies frutíferas. “Esse projeto nasceu de uma demanda da própria comunidade. Nós oferecemos assistência técnica, cedemos a área, construímos uma sala para depósito e providenciamos um espaço para a venda dos produtos, tudo revertido para os próprios moradores”, diz Lucilla Soledade, especialista em relacionamento comunitário da RHI Magnesita. A Horta oferece práticas e vivências que vão desde o plantio, ao manejo e à produção de alimentos para toda a comunidade. Além disso, empreendedorismo, geração de renda e economia circular são pilares desse projeto social. Além do dia a dia na Horta, a agrônoma do projeto faz atendimento domiciliar às famílias que cultivam hortas em suas residências O Projeto também recebe visitas institucionais do município e região, na qual os estudantes contemplados conseguem visualizar, de forma prática, os conceitos de economia circular, produção orgânica e agricultura familiar. Beatriz Almeida começou a plantar na horta como mais uma moradora da comunidade. Hoje ela émonitora do projeto, que existe há cinco anos. “O que seria da gente se não fosse essa horta? Temos alimentos frescos e saudáveis em nossa mesa e a horta se tornou uma fonte de renda para muitos da região”. Atualmente, 60 famílias da localidade são beneficiadas. Além da produção orgânica, pelo Projeto, as famílias comercializam lanches, quitutes e molhos de pimenta, entre outros itens. Você pode conhecer mais sobre o projeto pelo link https://www.instagram.com/projeto.hortapedraviva/.

Sobre a RHI Magnesita

A RHI Magnesita é o fornecedor líder global de produtos, sistemas e soluções refratárias de alta qualidade que são essenciais para processos de alta temperatura, superiores a 1.200°C, em uma ampla variedade de indústrias, incluindo aço, cimento, metais não ferrosos e vidro. Com uma cadeia de valor verticalmente integrada, de matérias-primas a produtos refratários e soluções totalmente baseadas em desempenho, a RHI Magnesita atende clientes em todo o mundo, com cerca de 15.000 funcionários em 47 unidades de produção, 7 instalações de reciclados e mais de 70 escritórios de vendas. A RHI Magnesita pretende expandir ainda mais em mercados de alto crescimento, aproveitando sua liderança em receita, escala, portfólio de produtos e presença geográfica diversificada.O Grupo mantém uma listagem premium na Bolsa de Valores de Londres (símbolo: RHIM) e é um constituinte do índice FTSE 250, com uma listagem secundária no segmento principal da Bolsa de Valores de Viena (Wiener Börse). Para mais informações, visite: www.rhimagnesita.com.

G.R – Janaina Massote

Botão Voltar ao topo