Política

Eleição na Argentina: Sergio Massa e Javier Milei disputam segundo turno

Foto: Reprodução

Com 90% das urnas apuradas, Sergio Massa liderou as eleições na Argentina realizadas no domingo (22), obtendo 36,2% dos votos. Ele avançará para a disputa presidencial contra Javier Milei, que conquistou 30,19% dos votos, apesar de ser o favorito nas pesquisas de intenção de voto.

Patricia Bullrich assegurou o terceiro lugar com 23,82% dos votos, seguida por Juan Schiaretti, com 7%, e Myriam Bregman, que obteve 2,66% dos votos.

Sergio Massa, do partido peronista União pela Pátria, é o atual Ministro da Economia da Argentina e um político experiente, tendo vencido as primárias de seu partido após três tentativas. Ele também tem experiência como ex-presidente da Câmara dos Deputados.

Por outro lado, Javier Milei, autodeclarado “anarcocapitalista”, representa a coalizão conservadora La Libertad Avanza e se posiciona como um defensor do liberalismo extremo. Suas propostas incluem a drástica redução de subsídios e do tamanho do governo. No entanto, suas posições, como o fechamento do Banco Central, a saída do Mercosul e a dolarização da economia, são consideradas inviáveis por economistas menos radicais. Milei ganhou destaque ao conceder entrevistas polêmicas e foi eleito deputado em 2021, liderando as primárias com aproximadamente 30% dos votos.

Botão Voltar ao topo