DESTAQUE

Prefeita participa de reunião virtual do G100 organizada pela Frente Nacional dos Prefeitos

A prefeita Sheila Lemos participou, na manhã desta quinta-feira (04), da reunião virtual organizada pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), com os gestores do G100 – um grupo identificado pela entidade com população superior a 80 mil habitantes, baixa receita per capita e alta vulnerabilidade socioeconômica e que hoje é composto por 112 municípios. A saudação inicial da FNP foi feita pelo presidente Edvaldo Nogueira e do G100 realizada pela vice-presidente, Raquel Lyra.

O encontro teve a intenção de apresentar perspectivas e oportunidades para os municípios do G100. Na oportunidade, a Fiocruz, representada por Rômulo Paes, mostrou o projeto “Identificação dos obstáculos na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios do G100”. Depois foi a vez da Vetor Brasil, através de Beatriz Ramos, apresentar a proposta de formação para gestores de saúde básica – pós-graduação (residência) para profissionais, previamente selecionados, em secretarias de saúde de municípios do G100. A Impulso Previne Brasil, com Isabel Opice, discorreu sobre financiamento da atenção básica e um caminho para os desafios.

O secretário executivo da FNP, Gilberto Perre, expôs que o G100 surgiu em 2010, com a percepção de alguns gestores que verificaram que a receita dos municípios era baixa, apesar do número mais elevado de habitantes. Para ele, “este grupo vem romper com a lógica do nosso federalismo, de cidade grande é necessariamente rica e cidade pequena é pobre. Esta lógica sustenta as regras do nosso federalismo fiscal”.

Para a prefeita Sheila Lemos o encontro foi positivo. “Se faz necessário trazer em pauta esses temas debatidos, debruçar e juntos conseguirmos fortalecer os municípios. Excelente reunião”, disse a prefeita.

Fonte: Ascom/PMVC
Postado em 4 de novembro de 2021 as 14:41:39

Botão Voltar ao topo