DESTAQUE

‘Se não é genocídio, não sei o que é’, diz Lula sobre ação de Israel em Gaza

Presidente volta a polemizar nas declarações sobre a conduta de Israel

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Durante evento da Petrobras no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (23), 0 presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a dizer que o governo de Israel está cometendo um genocídio contra o povo palestino na Faixa de Gaza.

“O que o governo de Israel está fazendo com a Palestina não é guerra, é genocídio”, disse Lula, que enfatizou: “Se isso não é genocídio, eu não sei o que é”.

O presidente aproveitou a ocasião para falar sobre a declaração que deu na semana passada, quando comparou os ataques do governo de Binyamin Netanyahu ao Holocausto nazista.

O episódio gerou uma crise diplomática entre Brasília e Tel Aviv, mas Lula disse que fala foi mal interpretada e pediu que todos lessem a íntegra de sua fala. “Não tentem interpretar a entrevista que eu dei”, disse Lula.

Durante viagem à África na semana passada, Lula afirmou que as ações militares israelenses na Faixa de Gaza configuram um genocídio e fez um paralelo com o extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler. “Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse o petista na ocasião.

A comparação desencadeou uma crise diplomática com Tel Aviv, fez Lula ser declarado persona non grata em Israel, gerou críticas da comunidade judaica no Brasil e deu combustível para a oposição bolsonarista desgastar o governo —inclusive tentando reunir apoio para protocolar um pedido de impeachment.

Botão Voltar ao topo