Pela primeira vez na história dos jogos olímpicos, a abertura é realizada fora de um estádio ou ginásio
Após dois dias de provas, os jogos olímpicos são abertos oficialmente nesta sexta-feira (26/7). De forma inédita, a cerimônia de boas-vindas às Olimpíadas de Paris 2024 é realizada no Rio Sena. A festa já contou com o show da cantora Lady Gaga e apresentação da delegação brasileira e de outros atletas no Rio Sena sob chuva. A cerimônia também teve apresentações de dança e de uma banda de heavy-metal acompanhada de uma ópera.
Ainda no início da cerimônia, a cantora Lady Gaga fez sua apresentação cantando em francês. Acompanhada de dançarinos, ela desceu uma escadaria à beira do Rio Sena.
Com 274 atletas inscritos, o Brasil entrou na apresentação ocupando um barco inteiro. Isaquias Queiroz, do remo, e Raquel Kochhann, do rúgbi, representaram o Time Brasil na cerimônia de abertura como porta-bandeiras. O barco com a delegação brasileira se apresentou para os presentes com muita festa.
Um dos pontos de destaque durante a celebração foi a Torre de Notre-Dame. Imagens da reforma que foi realizada no ponto turístico antes dos jogos. Outro momento marcante foi a apresentação da banda de heavy-metal Gojira, que realizou um show nas janelas da Conciergerie, palácio localizado nas margens do Rio Sena.
Outra apresentação musical que marcou a cerimônia de abertura de Paris 2024 foi da cantora do rap Aya Nakamura. Durante todo o trajeto foram feitas uma série de referências a produções famosas da cultura francesa.
Ao todo, 204 delegações participam do evento, além da equipe de refugiados e dos atletas “neutros”, que engloba russos e bielorrussos, por conta da Guerra da Ucrânia. Essa será a primeira cerimônia que não será realizada dentro de um ginásio. Todo o percurso será no principal rio de Paris.
Cerca de 85 barcos levam os atletas ao longo do percurso. Mais de 400 dançarinos e três mil artistas participam da celebração. O trajeto teve início nas beiras do rio e irá percorrer um circuito de 5km. O ponto final do percurso será a Torre Eiffel. Por fim, o desfile das delegações foi encerrado com a França, país-sede do evento, e com os Estados Unidos, próxima nação a receber os Jogos Olímpicos.
Metrópoles / Raphael Costa e Ana Beatriz Martins