PolíticaSAÚDE

Medicamentos enviados pelo MS já chegam com data de validade próxima do vencimento, diz Prefeitura

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, justificou que o grande volume de medicamentos com prazo de validade expirado, encontrados pela Comissão de Saúde no almoxarifado farmacêutico, faz parte do processo de rotina de dispensação. Em nota, a Prefeitura afirma que “conforme se avança o prazo de vencimento dos medicamentos e não há retirada por parte dos usuários nas Farmácias da Família e Unidades de Saúde” eles são encaminhados ao Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), local onde ficam armazenados até serem incinerados.

Na mesma nota a prefeitura sugere que parte do desperdício com medicamentos vencidos é de responsabilidade do Governo Federal. “alguns dos medicamentos do componente estratégico que é disponibilizado pelo Ministério da Saúde, já chegam com data de validade próxima do vencimento”.

A Prefeitura se pronunciou sobre o assunto, após o BConquista publicar que os vereadores Viviane Sampaio e Cícero Custódio encontraram uma sala no CAF com grande volume de medicamentos vencidos.

– Comissão de Saúde encontra sala “entupida” de medicamentos vencidos no Almoxarifado Central da prefeitura de Conquista; em unidades faltam medicamentos

“Uma sala totalmente entupida de medicação vencida”. A sala está fechada sem espaço para “colocar, sequer, uma caixa de medicação vencida”, revelou Viviane.

De acordo com a vereadora, a decisão da prefeitura de retirar farmacêuticos das unidades de saúde da família gerou aumento de medicamentos vencidos no município. Ainda segundo Viviane, a sociedade precisa saber qual o valor em recursos públicos que será incinerado.

“Viemos aqui para saber o porquê de estarem estocando esses medicamentos que já não podem mais ser utilizados”, explicou o relator da Comissão, Cícero Custódio. Segundo ele, os funcionários do setor esclareceram que quando recebem produtos com validade próxima, encaminham para a Farmácia da Família onde existe uma demanda maior.

Leia nota da Prefeitura na íntegra

 NOTA AO BLITZ CONQUISTA

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, informa que os referidos medicamentos vencidos estão devidamente segregados, em ambiente específico e identificados como impróprios para consumo na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), aguardando coleta e destinação final destes referidos resíduos sólidos. Reitera que o vencimento de prazo para utilização de todo e qualquer medicamento faz parte do processo de rotina de fornecimento e dispensação dos mesmos, pois conforme se avança o prazo de vencimento dos medicamentos e não há retirada por parte dos usuários nas Farmácias da Família e Unidades de Saúde, estes vão sendo encaminhados à CAF. Além disso, alguns dos medicamentos do componente estratégico que é disponibilizado pelo Ministério da Saúde, já chegam com data de validade próxima do vencimento. A Prefeitura reforça ainda que o Processo de Gerenciamento de Resíduos Sólidos acontece no Município por meio de contrato celebrado entre a Secretaria Municipal de Saúde e empresas aptas a executar tal atividade e isso se dá por meio de processo licitatório. No entanto, atualmente, o município conta com Dispensa de Licitação que, por sua vez, está em fase de homologação para vigência e execução imediata do serviço, prevista para a próxima semana.

Fonte: blitzconquista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo