OAB Conquista realiza debate sobre Garantias Constitucionais da Educação dos Povos Quilombolas
Na manhã da última segunda-feira, (25), a OAB – Subseção de Vitória da Conquista, representada pela Comissão de Igualdade Racial, realizou debate sobre Garantias Constitucionais da Educação dos Povos Quilombolas, com o objetivo de analisar os motivos dos fechamentos das escolas quilombolas, discutir sobre o transporte das crianças e adolescentes às escolas mais distantes, sugerir implementação de Coordenação Pedagógica Quilombola e ampla política de formação das trabalhadoras e trabalhadores, dentre outras pautas relacionadas ao tema em questão.
O evento contou com a participação do Conselho das Associações Quilombolas do Território do Sudoeste Baiano, de trabalhadores da educação que atuam em comunidades quilombolas, sindicatos, sociedade civil e representantes dos seguintes quilombos: Boqueirão; Maria Clemência; Ribeirão das Paneleiras; Lagoa dos Patos; Barrocas; São Joaquim do Sertão, Beco de Dôla; Lagoa de Vitorino; Baixão; Cachoeira dos Porcos; Cachoeira das Araras e Lamarão.
“Quando as escolas quilombolas são fechadas, também são fechadas as possibilidades para crianças. Quando elas estão em seu ambiente natural, onde crescem e aprendem sobre cultura e sobre suas raízes e são retiradas para ocuparem outros espaços, elas são feridas.” Destacou a Dra. Maria Aparecida de Carvalho – Presidenta da Comissão de Igualdade Racial.
“É sobre o direito à identidade, ancestralidade e memória. Precisamos lutar, trabalhar, se unir e se organizar, para que essa realidade seja mudada.” Ressalta a Dra. Greissy Reis – Membro da Comissão de Igualdade Racial e sindicalista.
Fonte: OAB Conquista