EDUCAÇÃOVitória da Conquista

Livro-reportagem sobre assédio em universidades é lançado em Conquista

“Uma imersão em um tema tão profundo, tão difícil e delicado”. Foi assim que a professora Flávia Mota, do curso de Jornalismo da UESB, descreveu sua experiência com a leitura do livro-reportagem “Vozes – Assédio sexual na universidade: quem sofre, quem faz, quem vê, quem se cala”, lançado nesta quarta-feira, 28, no Módulo IV da Universidade, em Vitória da Conquista. Fruto do Trabalho de Conclusão de Curso da escritora e jornalista Giulia Santana, o livro, publicado em formato de e-book, dá visibilidade a relatos de mulheres que já sofreram assédio no interior de instituições de ensino superior da cidade.

“Vozes” também mostra o que acontece nos bastidores das denúncias e apresenta depoimentos de especialistas acerca do assunto. Entre essas especialistas está Luciana Santos Silva, advogada e professora do curso de Direito da UESB. Junto com Flávia e Giulia, ela integrou a mesa do evento “Livro-reportagem: entre a sensibilidade e a denúncia”, que marcou o lançamento do e-book.

“O assédio na universidade, infelizmente, é muito invisibilizado. As condutas que determinam esse crime acabam sendo naturalizadas e, muitas vezes, por conta das relações de hierarquia e poder que existem nesse ambiente, elas acabam não chegando até às instâncias formais. Daí a importância desse livro, porque ele mostra que essa é uma realidade que existe nas universidades”, comentou Luciana.

Orientadora de Giulia durante o processo de produção do livro, Flávia, por sua vez, destacou a importância do tipo de gênero jornalístico utilizado pela autora para denunciar os casos de assédio relatados pelas vítimas entrevistadas. “Em meio a tantas maneiras de contar os fatos que acontecem e que nos rodeiam, o livro-reportagem traz para o jornalismo essa possibilidade de aprofundar a interpretação desses fatos e de explorar de maneira mais detalhada esses fenômenos que acontecem com o ser humano dia a dia”, disse.

Desde o primeiro semestre na graduação em Jornalismo, Giulia tinha o desejo de produzir um livro-reportagem como produto experimental. Ela conta que se sentiu horrorizada quando começou a pesquisar sobre o tema de “Vozes” e a ouvir os relatos de assédio das mulheres que entrevistou. “O meu psicológico foi afetado por causa desse livro. Imagina se, assim como as minhas entrevistadas, eu tivesse vivenciado algo concreto, alguma perseguição ou se eu tivesse me sentido desconfortável no meu próprio corpo. É isso que o assédio sexual faz”.

O livro está disponível na loja oficial da Amazon na internet. Ele também pode ser lido por meio do Kindle Unlimited.

Fonte: blitzconquista

CONCORRA A UMA BOLSA DE ESTUDOS DE 100% POR 1 ANO NO PRESENCIAL OU EAD DA MULTIVIX, A MELHOR FACULDADE DO ESPIRITO SANTO ESTÁ AGORA EM VITÓRIA DA CONQUISTA.
CLIQUE AQUI PARA CONCORRER

NÃO SE ESQUEÇA DE COMPARTILHAR ↪

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar