A família do idoso, João de Souza Lima, de 71 anos, está vivenciando uma espera angustiante, em Vitória da Conquista. É que ele está internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vitória da Conquista, há oito dias. João está com suspeita de câncer de tireoide e o caso dele é urgente.
O paciente precisa passar por uma traqueostomia urgentemente, mas a vaga para a realização do procedimento cirúrgico ainda não saiu. Por isso a família entrou na justiça para fazer valer o direito do idoso.
Uma liminar expedida pela juíza federal Lílian Tourinho determina que as autoridades competentes providenciem a vaga e o procedimento. O caso foi mostrado em reportagem exibida pela TV Sudoeste.
Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) disse que uma equipe médica avalia o caso criteriosamente e que está em busca de uma vaga que atenda ao perfil do paciente. Já a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista disse que o caso é de responsabilidade da Central Estadual de Regulação, mas que está fazendo esforços para ajudar o caso do paciente.
do blog do Rodrigo Ferraz