Cultura e EventosDESTAQUEVitória da Conquista

DIVERSIDADE IMPARCIAL 21ª EDIÇÃO, A LUTA CONTINUA

O PROGRAMA DIVERSIDADE IMPARCIAL EM SUA VIGÉSIMA PRIMEIRA EDIÇÃO FALA SOBRE O SETEMBRO AMARELO

O Setembro Amarelo é uma campanha dedicada à prevenção do suicídio. Um assunto até então não exposto, hoje se tornou um assunto que deve sim ser falado na sociedade, para que se possa evitar que aconteça.
Para falar sobre esse assunto tão delicado convidamos Adriana Alves, que perdeu o filho há quatro anos, um jovem cheio de vida, trabalhador e muito querido por todos.
Numa conversa franca ela fala sobre a dor de perder seu amado filho nessa circunstância, e achar forças pra acolher quem a procura, tanto no trabalho social com as crianças portadoras de Epidermólise bolhosa, quanto no apoio a essa causa.
Através de Adriana podemos ter uma dimensão do que é esse fenômeno social que por mais que não era falado, é mais comum do que se imagina. “O que falta é levar isso realmente a sério. É divulgar. Tem pessoas que estão precisando e não conhecem porque não tem divulgação. Ninguém divulga sobre isso. Se não existisse o Setembro Amarelo, nunca se falaria sobre isso.” Afirma.
Em Vitória da Conquista é disponibilizado atendimento no CRAS e na UESB com atendimento individualizado. Porém ainda não existe um grupo ou instituição específica para atender as pessoas e seus famíliares. “É preciso sim um grupo de pré-apoio antes que aconteça, e apoio se acontece, para as familiares que ficam.”
Adriana se disponibilizou a entrar contato com profissionais da área para que se possa formar um grupo de acolhimento para as pessoas que estão passando por esse sofrimento e também às famílias, para que se evite que ocorra. E apoio também às famílias vitimadas.
Adriana abraçou a campanha e se põe à disposição de quem precisar conversar, desabafar. “Não espere até o mês de setembro pra a gente estender a mão”. Conclue.

A nossa outra convidada foi a psicóloga e psicopedagoga Maria Alice, que irá abordar esse assunto no aspecto profissional.
Ela alerta para os sinais que mostram indícios pelos quais a pessoa tenha tendência ao suicídio. Muitas vezes são pessoas que se isolam, não conversam sobre o que estão sentindo. É muito importante se atentar aos detalhes.
Dentro desta perspectiva Maria Alice faz um alerta sobre as três características psicopatologicas determinadas pela OMS – Organização Mundial da Saúde, as quais ela relata, “A primeira é a ambivalência que é o desejo que a pessoa tem de viver e morrer ao mesmo tempo, é uma pessoa ambígua, que está confusa. A segunda é a impulsividade, é o impulso que a pessoa tem entre alguns minutos e horas, isso pode ser desencadeado por elementos psicossociais negativos, rejeição, fracassos. E a terceira, a rigidez, em pessoas com sentimentos, pensamentos e ações restritivas, a pessoa não consegue perceber outras maneiras de saírem do problema, não conseguem ver sentido na vida.” Afirma.
Maria Alice salienta a importância do diálogo, empatia, amor uns com os outros, e atendimento profissional.
Ela aproveita o ensejo para deixar o telefone de contato do CVV – Centro de Valorização da Vida, ligue 188, busque ajuda, pois falar é o melhor remédio.

No quadro a Voz do Povo fomos em busca de resposta sobre, quando será o retorno das consultas médicas nos Postos de Saúde. A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista através da SECOM, nos enviou uma nota afirmando que todos os serviços continuam sendo prestados de forma reduzida e também pré-agendada, respeitando os protocolos de segurança, estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Os casos prioritários de atendimento são os pacientes com suspeita de Síndrome Gripal/Covid-19. Porém ainda existem reclamações sobre a falta de médicos, falta de medicamentos e equipamento odontológico quebrado. Iremos continuar buscando respostas coerentes.

E encerramos mais um Diversidade Imparcial na busca de poder ajudar de alguma forma a comunidade.

Por Maria Carla.

CORRENTE SOLIDÁRIO
APOIADORES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo